A guerra que salvou minha vida

Resultado de imagem para a guerra que salvou a minha vida  Boa parte dos leitores que conheço tem fascinação por livros ambientados em época de guerra. Eu não sou diferente. Meus livros favoritos são quase todos nessa temática, que na minha opinião, é um tipo de homenagem as pessoas que viveram nessa época.
  A guerra que salvou minha vida, além de ser um exemplar belíssimo da editora Darkside, nos traz uma história maravilhosa, de forma delicada e poética. Ada é uma garotinha de 9 anos que vive com sua mãe (ela só se refere a mulher como "A Mãe", sempre com M maísculo) e seu irmãozinho Jamie. Ela nasceu com o pé torto, e por isso sofre com a ira da mãe que a nunca deixa sair do apartamento nem ao menos para usar o banheiro. Ir a escola? Pior ainda. A garota passa o dia em frente a janela, apenas olhando as pessoas indo e vindo. E se desobedecer a alguma ordem da mãe, é trancafiada em um armário úmido, cheio de baratas, até o dia seguinte. Um verdadeiro pesadelo para qualquer pessoa, não é mesmo? Mas Ada Smith não é qualquer pessoa. 

As vezes eu sentia muita raiva de tudo aquilo que não sabia.
Resultado de imagem para window gif tumblr

  A única esperança surge quando a cidade decide evacuar todas as crianças para o interior, temendo o bombardeio alemão. A Mãe os proíbe de ir, mas Ada, que ficou dias treinando andar mesmo sem tocar o pé ruim no chão, carrega seu irmão até a estação e embarca. 
  Sendo as últimas crianças restantes para serem escolhidas pelos tutores provisórios, Jamie e Ada são levados a casa de Susan Smith. Uma moça que a princípio, nunca quis filhos ou pessoas com quem se importar e cuidar, mas acaba se afeiçoando demais as crianças. Elas, que nunca tiveram amor materno, se sentem totalmente protegidas e aprendem que há uma vida além daquele tormento em que viviam. 

Há coisas piores que bombas.
Resultado de imagem para christina ricci gifs kid

  A história toda é narrada por Ada, e é impressionante como isso tudo pode emocionar. Pra começar, como não ia a escola nem saía do quarto, ela não sabe o que são coisas simples, como torneira, descarga, ou até mesmo grama! E conforme ela descobre novas palavras e tenta explicar ao leitor o que elas significam, nós ganhamos uma dose de poesia a cada tentativa.

Um novo e desconhecido sentimento me preencheu. Parecia o mar, a luz do sol, os cavalos. Parecia amor. Vasculhei minhas idéias e encontrei o nome: Felicidade.

  Nem existem palavras pra dizer o quanto eu amei tudo. Os personagens, o jeito como demonstram o terror da guerra vista por uma criança. As sensações inéditas descritas através de palavras escolhidas. Esse livro está muito mais do que recomendado! Um dos meus favoritos, sem dúvida. 💜


29 comentários:

  1. Adoro esse gênero, como disse algo me atrai nessas narrativas ambientadas durante a guerra, ou desastres acho que as mensagens por trás delas são sempre muito fortes! Adorei sua resenha, eu ja queria ler esse livro antes e agora mais ainda.

    ResponderExcluir
  2. Olá! tudo bom?
    Nossa esse livro é um que sempre ouço elogios, parece ser maravilhoso, e morro de vontade de ler, mas tenho receio, só de ver a sinopse e as resenhas pendo no tanto que me abala seu tema.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu realmente gosto muito de livros ambientados em guerra, pós guerra e afins. É uma temática muito complexa e aberta a discussões. Enfim, sobre esse livro eu não o conhecia, pelo menos não lembro de ter lido nada a respeito, mas adorei poder conferir suas impressões. Pelo que pude compreender, emoção é que não falta nesta história né, mas isso já é mesmo de se esperar, e eu adoraria poder ter a oportunidade de conferir também. Obrigada pela indicação!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha, e a forma que você encontrou para falar do livro! E eu estou realmente curiosa para saber mais sobre essa história que parece ser super interessante e reflexiva, do jeitinho que eu gosto.

    - Lari:http://porvarioslugares.wixsite.com/porvarioslugares

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?
    Amei demais sua resenha <3 Comprei esse livro recentemente pela capa (confesso) e já estava louca para lê-lo pois, assim como você, sou apaixonada por livros que se passam nessa época. Além de uma homenagem, é importante que histórias sobre esse período sejam contadas repetidas vezes para que não voltem a acontecer, não é verdade?
    E esse livro parece trazer uma escrita cativante e poética, enquanto Ada descobre os pequenos detalhes da vida em meio a uma guerra.
    Mal posso esperar para conferir esta história!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Já conhecia o livro e tenho muita vontade de ler. Gosto muito de livros que são ambientados em guerras, que por si só acabam tornando a leitura um pouco sensível e saber que Ada é uma garota de apenas 9 anos que sofre assim com a ira de mãe já é mais tocante/revoltante ainda.
    Acredito que essa obra seja bem sensível mesmo, adorei saber que os irmãos acabam ganhando o fato de uma mulher, mesmo que antes ela não quisesse.
    Com certeza vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é muito lindo mesmo, eu me apaixonei pela leitura!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  8. Oiiii, menina, esse livro tá sendo muito sucesso, já é a terceira resenha que leio essa semana hehe. Gosto da premissa e de todo o contexto que envolve essa trama e o melhor, é vem que é uma edição da DarkSideBook. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu sou perdidamente apaixonada por esse tipo de livro, confesso para ti que nao pensaria duas vezes a não ser me aventurar nessa fantasia e conhecer melhor os personagens, ótima resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Eu já conheço o livro, e já outras resenhas positivas sobre ele. O que me chamou atenção neste livro foi justamente o olhar de uma criança para a guerra.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Pela sua resenha me pareceu ser uma leitura leve,bem inocente,eu comprei esse livro,mas ainda não o li,fiquei mais animada ainda para ler ele! Sem falar que o olhar de uma criança sobre a guerra deve ser tocante,tudo ser visto com tamanha pureza sem noção do que esteja acontecendo.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas já sei que vou amar. É o tipo de história que emociona e nos faz pensar, mesmo sendo contato de forma leve. Estou ansiosa pela experiencia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá! Essa é uma leitura que farei esse ano! Essa sinopse é de arrasar e a história de destruir o coração. Também gosto de histórias passadas nesse período, a edição da DarkSide está linda né. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá vi esse livro outro dia na livraria e me apaixonei, virou meu sonho de consumo, e essa história parece ser encantadora. Amei sua resenha. Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    O livro me interessou bastante por causa de suas impressões do mesmo. Você passa muita convicção ao falar dele e eu fiquei interessada pela estória, ainda mais quando as crianças passam a ser amadas e protegidas por Susan. Quero muito poder lê-lo algum dia.

    ResponderExcluir
  16. Eu não curto muito histórias ambientadas na época das grandes guerras (nem nas pequenas para ser sincera), mas essa é diferente, fiquei extremamente comovida com todo o enredo, que sofrimento essas crianças passavam aos cuidados da própria mãe, é tão irônico e triste eles terem encontrado o amor em um lar de estranhos, não é? Fico feliz por isso, e curiosa para saber o que aconteceu depois, se ela continuou com a nova família ou se tiveram que voltar para casa da mãe. Quanto a edição não tenho dúvida de que seja magnifica, afinal a darkside arrasa, não é mesmo?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi querida,
    já li muitas resenhas desse livro. Mas ainda estou protelando...
    Gostei muito do cenário que usaram, a história é muito inovadora com a Ada e seus fantasmas interiores, e sem falar nessa capa extremamente linda. Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, eu fiquei muito curiosa para saber mais sobre a trama e espero poder acompanhar o desenvolvimento dessa história.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Eu fico pensando o quanto deve ser intenso ler esse livro, pois já é difícil ler livros sobre guerras com protagonistas adolescentes/adultos, imagine com crianças envolvidas. Estou lendo muitos comentários positivos sobre essa obra, e sinto o desejo de conhecer essa história também, porém não leio livros no hype, por contas das expectativas que rodam esses livros. Enfim, anotarei a dica! Essa edição da Darkside tá um arraso!!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Desde que a DarkSide anunciou esse lançamento, fiquei com vontade de fazer a leitura, mas faltou oportunidade.
    Fiquei contente que você tenha gostado da leitura e por conhecer a história pelo seu ponto de vista.
    Achei muito curioso essa questão de Ada não saber não saber como fazer as coisas mais simples da vida.
    Vou super anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oii!!!
    Estou com muita vontade de ler esse livro. A sua resenha foi a primeira que li sobre ele. A capa já havia me encantado e saber que se trata de uma história que se passa na época da guerra, já chama a minha atenção. Eu gosto de ler livros sobre a época da guerra, mesmo sabendo que vou ficar arrasada. Gostei muito da resenha, despertou ainda mais a minha curiosidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. oi
    eu achei esse livro só pelo que você falou triste e emocionante.
    Deve ser uma historia que faz você refletir muito , sem falar que darkside sempre arrasa na edição
    então livro já vai para minha wishlist.

    ResponderExcluir
  22. Ooi,
    Ao contrário de você não sou muito chegada a livros com essa temática. Livros ambientados em tempos de guerra mexem muito comigo. A capa desse livro sempre me deixou muito curiosa mas até agora não sabia do que se tratava o enredo. Ada parece ser uma personagem muito forte e que passa por muitas dificuldade, não sei se lerei mas com certeza fiquei curiosa.

    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  23. Oie
    eu vi a edição numa livraria e fiquei apaixonada pelos detalhes, muito legal sua resenha, e espero muito poder ler em breve e adorar, amei a história

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Jessica, como está?
    Até o momento eu só tinha visto posts sobre o lançamento e tinha uma ideia sobre a trama, mas não achei que era tão intensa! Eu juro que não sei se fico indignada pela louca da mãe da Ada fazer o que fez ou se feliz porque a menina encontrou a felicidade ou ambos!
    A edição tá nada menos que estupenda!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Que linda história!
    Imaginava que o contexto desse livro era completamente diferente, mas pela sua resenha me apaixonei completamente, principalmente ao saber que Ada vai encontrar o amor de uma mãe em uma desconhecida que nunca quis filhos.
    Pelo jeito é um livro muito emocionante (além de lindo)

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?
    Que resenha maravilhosa, eu conhecia bem pouco da obra, mas já vou sair daqui e ir comprar agora mesmo!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  27. Dark como sempre arrasando em sua capas. Essa está digna de se ter na estante, achei muito linda e amei a combinação das cores. Não imagino tudo o que Ada passou nesse período, e com certeza essa garotinha trará muita emoção e intensidade a narrativa. Adorei a dica. Anotada.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Amo as edições lindas da DarkSide. Mas a primeira vista quando soube que teria como pano de fundo a guerra, já não quis, pois fico mal com livros assim, mas ando pensando em engolir e ler essas história que com toda certeza são lindas e tem muito a nos ensinar. Gpstei muito de saber sobre esse livro, essa é a primeira resenha que leio do livro e já fiquei bem curiosa, vou colocar na lista de desejados. Sua resenha me deixou com muita vontade de ler essa história.

    Beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. OI, tudo bem?
    Sabe que eu já ouvi falar muito desse livro, até sempre senti uma certa vontade em ler ele, mas não sabia exatamente do que se tratava. Adorei ver a sua resenha e descobrir que ele é um livro marcante que trás uma mensagem boa. Eu sou suspeita de falar pois amo livros assim, e sua resenha está muito bem escrita e fiquei com mais vontade de ler ainda. Com toda certeza lerei em breve.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.