O código da Vinci

Resultado de imagem para o código da vinci  Oi gente! Muitas pessoas já me recomendaram livros do Dan Brown, então resolvi conferir uma obra que estava na estante a tempos: O código da Vinci. 
   A história toda começa com o misterioso assassinato de Jacques Sauniére e as estranhas anotações no chão em volta de seu corpo. Robert Langdon, um professor historiador, e Sophie Neveu, neta de Jacques e especialista em simbologia, precisam desvendar a mensagem e descobrir quem é o assassino. Porém, aquilo que está oculto em meio a letras e números, os levará a encontrar muito mais respostas. 
  O livro é dividido em três tipos de capítulos, contando com as visões de Sophie e Robert, da polícia francesa, e do monge Silas, um rapaz que segue uma religião chamada Opus Dei e que precisou assassinar um homem para achar a chave de um mistério milenar. Podem esperar uma verdadeira aula de arte, com vaaárias referências a gênios como Da Vinci até Walt Disney! Além de nos mostrar muitas curiosidades que, pelo menos eu não fazia idéia. 
  A premissa foca bastante no embate religião x história, e conseguimos perceber como o autor explorou diversas vertentes, sem nunca faltar com respeito a fé de nenhuma das partes. 
O que é história, senão uma fábula sobre a qual todos acreditam?
Resultado de imagem para robert langdon gif

  O modo como os protagonistas desvendam os diversos códigos deixados pelo Sr. Sauniére é muito legal de se acompanhar, e você se vê preso as páginas até descobrir a próxima pista junto com eles! Quem você menos espera pode ser o verdadeiro vilão da história, e isso eu garanto pra vocês: EU NÃO ESPERAVA MESMO! 

Dizer o que significava um símbolo era como dizer como uma canção deveria fazê-los sentir - era diferente para cada um.

Resultado de imagem para da vinci code movie

  Uma coisa que me incomodou um pouco foi que Sophie, apesar de ser formada em dez mil coisas, precisa ser informada o tempo inteiro sobre tudo, não tem conhecimento histórico o suficiente. E o motivo pelo qual ela parou de falar com seu avô é citado várias vezes em partes, mas só é citado no final da trama. 

    Os homens fazem muito mais para evitar o que temem do que pra obter o que desejam.
Resultado de imagem para louvre gif

  Apesar da leitura ter sido prazerosa, o monte de fatos históricos me entojou um pouco, e por isso demorei mais do que o normal para terminar. Quero assistir o filme assim que possível para comparar com a obra, até porque a Agente Sophie é interpretada pela minha querida Amelie: Audrey Tautou 💜
  E é isso, espero que tenham gostado! 

16 comentários:

  1. Esse livro é um dos xodós da minha vida literária, li pela primeira vez na biblioteca quando estudava e hoje tenho um exemplar lacrado dele,em relação ao filme gostei muito também, mas muita gente não curte,questão de gosto mesmo,eu acho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li, mas não virou xodó não! Quem sabe quando eu conferir os outros do autor?

      Excluir
  2. Ola
    Faz algum tempo que fiz essa leitura, e compreendo bem que é muito bem desenvolvida e uma leitura super válida. Mas não curti tanto na época por não ser muito meu estilo de leitura, acho um pouco arrastada a história. tem mesmo muitos fatos históricos e algumas coisas eu achei desnecessária. Assisti ao filme e não gostei :/
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, tô com medo de conferir o filme! Bastaaante gente não gostou kk

      Excluir
  3. Hey!

    Esse livro, assim com todos os outros do Dan (principalmente inferno <3), é maravilhoso, realmente a Sophie apesar de inteligente é totalmente desligada, mas a obra num sentido geral é excelente. Adorei a resenha.

    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, essa coisa da Sophie achei bem triste. Ela ser inteligente mas totalmente desinformada! Haha

      Excluir
  4. Oie...
    Li esse livro no começo do ano e, infelizmente, ele não funcionou pra mim. Isso porque sou católica e ao longo da narrativa eles falam tantos absurdos que sinceramente quase me traumatizei com a obra, sei que deveria encará-la como uma obra qualquer de ficção, mas, não tive sangue frio para isso. Acho que O CÓDIGO DA VINCI acabou ferindo minhas crenças religiosas, então, não curti a leitura.
    Agora, tirando o lado religioso, concordo com você com a passagem de Sophia, ela a todo momento tinha que ser informada de alguma coisa e isso era extremamente irritante!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Fiquei um pouco irritada com tantas afirmações sobre a igreja, mas acredito que o autor teve a preocupação de não culpar os católicos em si, e sim a igreja, que na época, poderia ser um pouco manipuladora de acordo com os fatos históricos apresentados...

      Excluir
  5. Oi, eu nunca li nenhum dos livros de Dan Brown,
    mesmo tendo assistido esse filme e tendo achado a trama inteligente e bem elaborada não consegui me identificar com as abordagens do autor, sou muito aberta a vários questionamentos, mas admito que achei meio ofensivas as questões levantadas durante a trama, sei que trata-se de ficção, mas não me sinto confortável lendo esse tipo de coisa, então simplesmente deixei passar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ola...
    Ah gente eu tenho que confessar que Dan Brown é um dos meus autores preferidos do mundo inteiro, leio até receita médica se for ele que escreveu haha
    Esse livro foi o primeiro que eu li do autor e ele me ganhou completamente. Entendo o que diz sobre o excesso de fatos históricos, mas acredito que eles são necessários, querendo ou não.
    Quanto a ver o filme, eu rrealmente não recomendo... ele é muito ruim hahahahahaha

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Li esse livro a anos atrás e realmente, na época em que li, demorei mais a ler por causa de todas as referências históricas e claro, porque toda vez que citavam uma obra de arte eu ia procurar no google, aí já viu né? Mil anos para ler um livro haha Apesar disso foi uma obra que gostei muito e um dos poucos casos em que acabei gostando mais do filme, acredito que por ser mais visual. Assista sim, você vai gostar! rs
    Adorei sua resenha ^^
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Eu admito que acompanho mais os filmes do autor, mas há muitos anos atrás eu li Anjos e Demônios. Achei ok. Mas também não me deu curiosidade o suficiente para continuar lendo as outras coisas da série. Mesmo assim, entendo que ele tem uma legião de fãs bem fieis haha
    Você viu que ele anunciou que vai lançar seu próximo livro? Se não me engano vai ser publicado no final do ano ou começo do ano que vem e vai se passar na Espanha. Já posso prever que vai virar filme, então vou esperar ansiosamente pela versão adaptada :P
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Jéssica,
    Já li todos os livros do autor lançados no Brasil e ele é um dos meus favoritos da vida. Gostei de conhecer seu ponto de vista e os pontos negativos que você apresentou. Como já faz muito tempo que li, não me recordo se senti essa ressalva com relação a Sophie, pois achei a trama extraordinária.
    De toda forma, fico contente que você tenha lido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu já vi esse livro, mas nunca pesquisei sobre ele, adorei sua resenha, e conhecer mais sobre esse livro.

    Beijos
    Leitora Dramática
    http://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Li esse livro assim que foi lançado pela polemica que o cercou. Justamente também pelos fatos históricos nem tão históricos, haha! Todos os personagens me pareceram incriveis e a trama então... O final!!! Também não esperava o vilão, huahuah!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu não sou fã do autor, nem de suas obras por não serem dos gêneros que eu gosto.
    Vejo muitos elogios as obras do autor, e até fico um pouco tentada a dar uma chance, quem sabe.
    Adorei a resenha, e já ouvi falar que os filmes não fazem jus aos livros.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.