Poderosa 6


Resultado de imagem para poderosa 6  E chegamos ao fim da série de livros que me viciou nesse mundo literário. Gostaria de deixar aqui, antes de tudo, meus agradecimentos a Sérgio Klein, criador dessa protagonista incrível que tenho o privilégio de chamar de amiga, pois esteve comigo durante toda a minha infância. Resenhas anteriores: Poderosa 1 - Poderosa 2 - Poderosa 3 - Poderosa 4 - Poderosa 5. Bom, eu só queria que tivesse terminado no 05. Infelizmente, essa não será uma resenha muito positiva. Entendo a boa intenção do escritor José Antônio Orlando, que continuou a escrever a série após a morte de Klein, o autor original. Porém, perdemos toda a essência e a magia que a narrativa possuía. Joana Dalva enfrenta um momento difícil em sua relação, pois seu namorado, João, está em um intercâmbio no Canadá, e ela está morrendo de cíumes e saudade ao mesmo tempo. A avó Nina está bem, mas não ouvimos falar uma palavra sobre Henrique, seu marido que se tornou um personagem muito querido por mim. Seus pais misteriosamente voltaram, após terem decidido nos livros anteriores que seria melhor permanecerem divorciados. A personagem Danielly, que vinha mudando e amadurecendo conforme os volumes iam saindo, acabou se tornando detestável novamente. Não vimos uma página sobre o asilo que a avó administrava, nem muito sobre Apolo ou Salete, seu professor e sua sogra. 
  Quando encontrei por acaso o sexto livro da minha saga infanto-juvenil favorita, fiquei maluca pra conferir, e comecei a ler ávida pela continuação (até porque, o final do quinto livro foi bem satisfatório para mim). Nessa edição, Joana mal usa seu poder. Se ela usou uma vez, foi muito! E a sua maneira de contar a história está totalmente transformada e confusa, ao meu ver o escritor não conseguiu colocar seus pensamentos em palavras, o que tornou a leitura bem distante do que eu já conhecia. Tive que ler várias vezes algumas cenas para entender o que estava acontecendo.
Quem sabe eu encontrava um jeito de usar meu poder para criar uma solução radical? Mas tinha que ser uma solução feliz, natural, que respeitasse o traçado original de rios e montanhas e só acertasse as coisas aqui e ali, para fazer uma arte final. 
Resultado de imagem para handing writing gif

  Um ponto positivo seria o fato dele não usar as repetições que venho reclamando sobre desde o livro 02, e esse escritor utiliza de mais detalhes visuais, então conseguimos imaginar com mais clareza como cada personagem é. O tema "suicídio" é abordado novamente, porém a maneira de como lidam com a situação é absurda. Há também o personagem "Jota", que representa uma criança que não tem recurso nenhum, e poderia ser muito bem explorado porém isso não aconteceu. Só fomos apresentados ao garoto e fim, ninguém sabe dele.
   Não temos final para nenhum personagem, tudo fica em aberto e isso me irritou profundamente. Então, de verdade, se você é fã da Saga e leu até o quinto livro, você leu tudo! O final estava perfeito. Então, infelizmente, eu NÃO recomendo o Poderosa 06. 

31 comentários:

  1. Ola lindona ainda não conheço essa série, mas irei pesquisar mais sobre a mesma, uma pena quando ficamos com essa sensação que as emoções não chegaram as palavras escritas, fico algo incompleto. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu tenho vontade de ler essa série. Uma pena que esse livro seis não foi tão bom quanto os anteriores. Se eu tiver a oportunidade de ler Poderosa, devo parar no cinco.

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia essa saga há até um tempinho, mas vejo muitos escritores e leitores assíduos falando sobre esse enredo <3
    Quero muito ler e tirar minhas próprias conclusões :)


    beeijão
    https://bookelandia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro quando leio uma resenha que NÃO recomenda um livro em função de vários aspectos e amei a sua sinceridade. A serie como um todo não me interessou.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a série é bem bacana, por isso achei melhor alertar que ESSE livro é uma exceção, infelizmente.

      Excluir
  5. Olá...
    É uma pena que a leitura não tenha te agradado :(
    Ainda não li nenhum volume dessa série, mas, acho que se tivesse lido a saga toda iria me incomodar nos mesmos aspectos que você! Depois dessa resenha desanimei por completo a realizar a leitura da série.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desanime! Leia até o quinto, que é perfeitinho ^^ Só esse sexto que veio pra gerar discórdia, rs.

      Excluir
  6. Não conhecia a saga, mas que bom que ela fez parte de sua vida. Uma pena que está "continuação" tão sido tão ruim.
    Recentemente postei uma resenha falando da minha tristeza em ler um livro sem fim, onde fica tudo aberto, juro que quando sei disso nem me dou ao trabalho da leitura.
    Valeu o recado.


    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!
      Pra quê fazer final aberto, Jesus Cristo?
      Não precisa, né? Dá um finalzinho para os personagens!

      Excluir
  7. Olá, como vai?
    Infelizmente eu ainda não conhecia a série,esse o meu primeiro "contato" como ela. É realmente uma pena que justamente o último volume tenho deixado a desejar, principalmente para uma leitora tão apaixonada pela série, como você demostra ser. Provavelmente, se surgir uma oportunidade para fazer a leitura, eu vou seguir seu conselho e pararei no quinto livro.;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me diga! Essa saga vem me acompanhando desde que era uma criança, aí hoje, adulta, resolvi reler e esse livro ainda era desconhecido pra mim. Odiei :(

      Excluir
  8. Nossa, senão tivesse final para a saga eu ficaria furiosa, claro que foi feito isto para que possa ser escrito outros livros, mas poxa, isso é sacanagem. Acredita que eu achava que esta saga era escrita por outra autora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, acabou nesse mesmo, acredita?
      Não entendi qual a lógica também, já que não vão continuar, de fazer esse livro distorcendo a minha querida história.

      Excluir
  9. Oie!

    Eu nunca tive interesse em ler essa série, mas acompanho suas resenhas sobre ela, infelizmente continuam não chamando minha atenção, mas espero que a leitura do próximo volume lhe agrade mais que esse!

    BJss

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom?
    Eu também li esses livros na infância e não conhecia esse sexto livro, vim correndo e bem, que bom que não conheci esse livro antes. O novo autor não conseguiu capturar a essência da história e acabou desandando tudo né? =/ Essa questão de mudar as coisas sem qualquer explicação, de esquecer personagens ou faze-los regredir e de deixar o final todo em aberto me irritaria muito, então vou considerar o último livro como o quinto mesmo rs
    Adorei sua resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! O final estava fechadinho antes desse novo autor vir e acabar estragando :(

      Excluir
  11. Oi.
    Eu não conhecia essa série.
    Mas recentemente descobri que existe mais um livro publicado da série que foi minha favorita durante a adolescência e também fiquei com vontade de ler.
    Acho complicado quando um autor dá continuidade a uma série que começou a ser escrita por outro autor. Acho bem difícil conseguir reproduzir tudo que o outro passava.
    Não sei se é uma série que eu leria no momento...
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem bacana pra quem começou na leitura agora e quer algo leve e divertido. Os livros são lindos também, mas esse aí me deu raaaiva <\3

      Excluir
  12. Oiii!!
    Não conheço essa série. Uma pena você ter detestado esse último livro. As vezes acontecem de conseguir estragarem o que já estava bom. Estou enfrentando isso com a trilogia Millenium. Estou fugindo para ler uma continuação escrita por outro autor que não é o autor original, que foi o que aconteceu com vc. Tenho medo de odiar e por isso estou com ele em casa, mas sem coragem de começar. Gostei da sua resenha, muito sincera.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá um medo danado quando um autor continua o trabalho do outro, quase sempre fica péssimo :(

      Excluir
  13. Oie!
    Já li vários elogios para essa série, em sua maioria, aqui no seu blog. Eu não podia imaginar que esse último livro seria assim tão ruim para você, ainda mais, por ter tanto amor pela série como tem.
    É positivo que as repetições tenham parado, mas acho que vou adiar mais a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né! Fiz resenha de cada volume com tanto carinho, pra chegar no sexto e ser essa decepção :(

      Excluir
  14. Olá! Eu não conhecia essa série, e como assim o autor original morreu e outro continuou a escrever a continuação?! Confesso que isso me deixou intrigada. Lembrarei caso eu comece algum dia a ler essa série de parar no volume 5, pois me irrita demais séries que prolongam demais um final que já foi “dado” em algum dos volumes. Adorei a sua sinceridade! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também não entendi! Sim, pra mim acabou no 5, nem considero o 6 que li...

      Excluir
  15. Não conhecia a saga, confesso que fiquei curiosa <3 porém, quando ler, vou me lembrar de que o final deve ser no 5 hahha.

    ResponderExcluir
  16. Oi Jéssica! Tudo bem?
    Embora eu já conheça a saga, nunca li apesar de achar a proposta interessante. Inclusive li todas as tuas resenhas da série para me situar de modo decente e poder comentar algo decente. Portanto, acredito que se era para fazer errado, era melhor não ter feito. Tudo bem, não considero necessariamente errado continuar algo do qual você gosta, mas pelo menos se dê o trabalho de fazer certo.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.