Coraline

Resultado de imagem para coraline  Oi gente, tudo bom? Primeiramente, gostaria de pedir perdão pela demora na nova resenha, pois o gênio que vos fala esqueceu o livro na outra casa, um capítulo antes de terminá-lo. Imaginem o meu sofrimento! Lembram daqueles desafios que eu estava participando? Então, o segundo do mês de janeiro era ler um livro que virou filme, e para esse, eu escolhi Coraline, de Neil Gaiman. 
  Só ouço elogios ao autor por suas obras mais atuais, mas nunca havia lido nada dele. Eu adoro a animação, então me joguei na leitura. Coraline é uma garotinha que adora explorar. Ama sair por aí e descobrir lugares novos, coisas a se fazer e conhecer pessoas. Porém, para uma criança assim, pode ser muito fácil se entediar quando todas essas opções um dia se acabam. Ela já conheceu tudo que há para se conhecer em seu bairro, é amiga de todos (ou quase todos) os seus vizinhos e nem mesmo os seus brinquedos chamam a sua atenção. Seus pais, sempre trabalhando, quase não interagem com a menina, o que a faz se sentir ainda mais infeliz. 
Em um dia particularmente normal, Coraline descobre uma porta que vive trancada, pois leva ao apartamento vazio do outro lado do prédio. Mas, ao entrar nesse corredor, ela se vê em sua casa. Não, não a sua casa verdadeira. Uma versão melhor. Um lugar onde seus brinquedos são vivos e brincam com ela o tempo todo, as pessoas brincam com shows, os animais falam, ela pode ter as roupas que quiser, comer o que bem entender... E seus outros pais a amam muito. Os "outros pais" são versões de sua mãe e seu pai, porém com alguns detalhes um pouco pavorosos. Ao invés de olhos, ambos tem botões costurados nos olhos, e sua mãe tem longos dedos que mais parecem garras. Neil realmente montou um cenário e uma ambientação que nos fazem querer sair correndo, mas ao mesmo tempo atiça a curiosidade do leitor a ler mais. 
  Coraline opta pela primeira opção, mas quando chega em casa tem uma triste surpresa: Seus pais desapareceram. Poderiam seus outros pais terem algo a ver com isso? A garota terá de descobrir sozinha. 

Quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem
Resultado de imagem para coraline gif

  O livro é bem curtinho, li em apenas dois dias. Achei a narrativa bem bacana, só me incomodei por repetirem muito o nome dela, tipo umas cinco vezes por páginas as vezes, rs. Remeteu a uma linguagem um pouco infantil, mas eu gostei mesmo assim. Coraline é uma menina esperta, e podemos acompanhar como sua cabecinha genial pensa através da obra. Não me matem, mas mesmo depois de ler as palavras de Gaiman, eu ainda prefiro o desenho. O livro é muito bacana, mas o desenho consegue ser bem melhor! Para quem gosta, fica a dica da leitura. Ideal para quem quer ler algo leve, rápido e com bastante fantasia. 

35 comentários:

  1. Lembro que quando eu li esta história pela primeira vez, as pessoas disseram que era um livro infantil. Mas senti tanto medo (e olha que já estava com mais de 20). Amo Coraline... tanto o livro como a adaptação *_*

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Não conheço o desenho, e, pelo tipo de enredo acho que esse é um dos casos em que eu preferiria assistir ao desenho primeiro. Amo fantasias e a história parece ser fofa, mas realmente parece que combina muito bem com um desenho.
    Não conhecia e adorei a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que a história foi feita mais para cinema! Mas o livro não deixa de ser incrível!!

      Excluir
  3. Olá, eu amo demais tanto o livro e a animação, e acho que a adaptação foi tão perfeita e coerente com o livro, porém confesso que prefiro a leitura,achei que ela foi um pouco mais assustadora que o filme, e eu adoro um toque de terror a mais,guardo esse livro no coração e se um dia tiver um filho,com certeza irei fazer com que ele o leia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que a adaptação foi mais assustadora! Vai entender, né? Haha

      Excluir
  4. Olá!!!
    Acredite se quiser eu ainda não assisti a animação, pois quando vi o trailer me assustei um tantinho e eu sou um horror para se está assustada principalmente quando raramente tem gente em casa.
    Eu já ouvi muitos elogios em relação a escrita do Neil Gaiman e espero um dia me interessar em ler seus livros, enquanto isso eu sempre vou passando as dicas.
    Minha amiga falou maravilhas do livro "Coraline" mas ainda estou evitando algo que me deixe sem dormir a noite kkkkk

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, mas assista sim! É algo leve, que dá uns arrepios no máximo, pois é infantil. Se joga sem medo!

      Excluir
  5. Sou louca para ter esse livro na minha estante, uma vez que já vi o filme inúmeras vezes e amo de paixão a adaptação do Tim Burton. Gosto de toda fantasia transmitida pelo longa, então espero que o livro me atinja muito mais.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aaahhhh, o que dizer de Coraline? Meu primeiro livro do Gaiman, meu primeiro contato com o mundo de fantasia que ele cria em cada um de seus livros. Sou apaixonada por Neil e por tudo que ele põe as mãos. Coraline foi minha primeira experiência com o autor e me encantou tremendamente. Li ainda menina, não me lembro com qual idade, mas me lembro que fiquei deveras captada pela história, senti medo em algumas partes! É um dos meus livros favoritos da vida.
    Bjoxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi minha primeira experiência com o autor também, e já quero ler mais coisas dele!!

      Excluir
  7. Eu fico chocada com o sucesso desse livro, principalmente em saber como o nome nasceu, ele só digitou errado e gostou do resultado, acredita? Hahahah ainda assim, tenho muito interesse em ler, principalmente pela animação ter esse aspecto tão fofo.

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Conheço a animação desde pequeno e admito que até hoje consegue me causar um frio na espinha, mas os filmes conseguem me passar essa sensação mais facilmente do que os livros, minha dificuldade em manter o foco seria um problema pra acompanhar essa narrativa? Tenho a curiosidade de ler, mesmo sabendo que não terá o mesmo impacto que a animação.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É então, pra mim o Tim Burton casou completamente a idéia dele com a narrativa de Gaiman, o que ficou perfeito.

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?

    Acredita que eu conheço o filme, porém nunca assisti? Sempre achei que fosse terror, e corria de assistir. E também não sabia que tinha o livro. Fiquei surpresa com isso. Vou tentar dar uma chance aos dois. Lendo sua resenha, fiquei curiosa e vi que não era terror, então vale a pena.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?

    Eu, até o momento, só assisti ao filme e também adoro. Nunca li nada do Neil Gaiman, apesar de ter livros dele na minha estante, mas sempre vejo diversos elogios quanto a suas obras. Acredito que esse seria perfeito para começar, já que é um livro mais infantil e menor também. Como você prefere a animação, lerei não colocando muitas expectativas para não me decepcionar. Também lerei já sabendo que o nome Coraline vai ser muito repetido (também fico incomodada quando isso acontece). Por outro lado, a história em si é linda, então estou ansiosa para ler!

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. O que dizer desse clássico do NG? Simplesmente tudo é maravilhoso, é uma das minhas obras favoritas do autor, assim como o Stardust - O mistério da estrela (que também virou filme). O livro tem uma narrativa mais pesada que a animação, porém ambos passam claramente a proposta da obra.

    Parabéns pela resenha!

    /Juliane
    Ler, Resenhar e Postar

    ResponderExcluir
  12. Olá! Há tempos atrás eu comecei a assistir a animação, mas achei o início arrastado e acabei abandonando, e estou chocada por saber que é baseada no livro do autor Neil Gaiman. Sem dúvidas, darei uma segunda chance ao filme e agora ao livro também! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxaa, a animação é linda! Assistiu errado, assista de novo! Hahhaa

      Excluir
  13. Olá,

    Eu já conhecia a existência desse livro e do filme, mas confesso que até hoje não tive a oportunidade de conhecer a história. A sua resenha é a primeira que faço da obra e me chamou muito a atenção, assim que eu tiver uma oportunidade irei fazer a leitura! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Jéssica!
    Eu assisti à animação nos cinemas, mas ainda não li o livro. Já me recomendaram várias vezes e imagino mesmo que Gaiman tenha feito as repetições do nome dela propositalmente, dando um ar de ser um conto infantil mais macabro. rsrs (estou aqui pensando se ele tem indicação etária hahaha).
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, pode ser proposital mesmo!
      Não tem indicação etária, acho que é um tiquinho assustador para crianças, mas é menos assustador que a animação, então vale! Haha

      Excluir
  15. Oláa, tudo bem? Gostei muito do seu post e saber sua opinião sobre esse livro. Assisti a adaptação há algum tempo e lembro que gostei do ar misterioso e macabro do filme. Ainda não consegui ler o livro, mas adoro a escrita do Neil Gaiman e pretendo fazer isso em breve :D

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi meu primeiro contato com o autor e eu simplesmente adorei!

      Excluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada do Neil Gaiman e não assisti esse desenho. Mas admito que tenho mais curiosidade de assistir a animação do que de ler a obra que o inspirou.
    No entanto, lendo sua resenha parece ser uma leitura bonitinha e agradável. Apesar de ser um livro mais infantil, parece ser uma leitura que vale a pena. Mas confesso que você me convenceu mesmo foi a ver o desenho haha.
    De qualquer forma, adorei a resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, desculpa Neil! Hahahah
      É que a animação desse livro tem tantos detalhes incríveis, foi criado por ninguém menos que TIM BURTON. Aí né, já viu. Hahaha

      Excluir
  17. Oiii!!!
    Eu não conhecia esse livro e até hoje nunca li nada do autor, apesar de ter bastante vontade de conhecer as histórias dele. Gostei desse livro, vou anotar sua dica, gosto de livros curtinhos para passar o tempo, principalmente depois de uma ressaca. Bom saber que tem um desenho, eu desconhecia.
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Coraline é um personagem icônico porque existem fãs que até a tatuaram no corpo. Eu não li o livro e ainda não vi o filme, mas quero muito conhecer as duas obras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Eu não posso dizer que Coraline é meu filme favorito da vida, mas posso sim dizer que gostei muito de ter assistido o filme. Sabia da existência do livro, mas não tinha vontade de ler. Porém isso mudou agora, lendo sua resenha. Espero gostar também.

    Beijos,
    www.livroapaixonado.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie!!
    Ah gente eu tenho muita vontade de ler esse livro sabia? Assim como você amo o desenho e tenho bastante curiosidade. Sempre acreditei que o livro é melhor que o filme, serio que nesse caso você achou diferente?
    Adorei saber disso haha

    beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.