A hora da estrela

A Hora da Estrela - Livros na Amazon Brasil- 9788532508126Título: A hora da estrela
Autora: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Número de páginas: 87
Data de publicação: 1977
Skoob: Adicione!

  Quando li esse livro pela primeira vez, estava na 6ª série! Me lembro de ficar encantada com algumas frases que compõem a narrativa, mas não me recordava tanto sobre a história. Resolvi reler agora, adulta, pra tentar buscar essa magia toda que eu senti aos 12 anos. 
  A começar pela autora, que, no livro, usa do pronome masculino para se comunicar com o leitor. Clarice usa também de uma poesia sem igual para fazer dessa história uma conversa, se tornando um amigo contando um "causo", cheio de opiniões, reviravoltas e detalhezinhos. 
  A história, no caso, é a de Macabéa. Uma moça simples de tudo, que não tem nenhum atrativo. Ingênua e sem um pingo de maldade, ela foi criada por uma tia que adorava "judiar" da menina sem motivo. Seus pais morreram pouco tempo depois que ela nasceu, e ela não tem nenhuma referência de carinho. Datilógrafa analfabeta, após a morte da tia ela se muda para o Rio de Janeiro, para um quarto com mais quatro mulheres. Quando tem um tempo livre, ama ouvir a rádio relógio, que diz diversos fatos curiosos sobre tudo e qualquer coisa. Ela tem algumas manias e a maneira carinhosa com a qual o autor se refere a ela, meio que nos faz encantar pela personagem também.

Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam.


  Macabéa se apaixona por Olímpico, um rapaz que quase não tem conhecimento, mas finge que é extremamente inteligente e se ofende caso pensem o contrário. O relacionamento dos dois é um tanto... estranho. E temos também a cena icônica de quando a nossa querida Maca se consulta com uma cartomante (que no filme, é interpretada por ninguém menos que Fernanda Montenegro"), e é a minha favorita do livro. Acredito que o final da história já seja conhecido por muitos, mas como eu mesma não sabia e me surpreendi com o que aconteceu, não contarei aqui. Deixo o elemento surpresa para quem quiser conhecer e se encantar pela escrita de Lispector. 
  Acho que cada pessoa terá uma percepção diferente da história, pois as reflexões que a autora faz são metáforas que podem servir para a própria realidade de cada um. Mais do que recomendado! 

  

20 comentários:

  1. Oii!

    Essa frase da Clarice é linda! Eu gosto muito, nao sabia que essa obra havia sido adaptada que legal.
    Ainda não li esse livro em questão, mas acredito que todas as obras da Clarice traz esse fator de percepção individual, é muito bom quando uma obra toca cada leitor de uma maneira.

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Tenho bastante vontade de ler algum livro da Clarice, o máximo que li dela foi um conto. Adorei tua resenha, principalmente saber que o livro pode ser interpretado de maneiras diferentes por cada leitor.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, cada leitor traz pra obra sua própria bagagem! É muito legal!!

      Excluir
  3. Ooi,
    Esse é um dos meus livros favoritos da vida! Eu também li quando era mais nova e depois voltei nele para relembrar. Tem algo na forma que Clarice conta essa história que me deixa sempre fascinada! Que bom que sua releitura dessa obra foi prazerosa!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!! Eu acho isso tão importante, reler livros depois de uns anos! Super recomendo pra várias obras!

      Excluir
  4. Oi!
    Ainda não li nada de Clarice, talvez na escola mas não me lembro, faz muitos anos kkk. Adorei o enredo e fiquei curiosa sobre a personagem e como ela consegue viver em um mundo malicioso, pois se é ingênua tem também várias dificuldades. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ingenuidade pura!! Mas é um livro delicioso de se ler pra refletir ♥

      Excluir
  5. Li este livro na escola também, mas eu estava no ensino médio. Lembro de não ter absorvido todo o encanto, porem, anos depois reli e se tornou uma leitura muito intensa. Ler suas palavras sobre esta obra me deu saudade e vontade de reler!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, eu pretendo reler daqui uns aninhos também! Nossa percepção muda bastante com o tempo ♥

      Excluir
  6. Li essa obra na faculdade e fiquei com muita dó de Macabéia, ela é tão sonhadora, mas tão sofrida também. Lispector construiu uma trama e tanto, que mexe profundamente com o leitor.

    ResponderExcluir
  7. Até hoje eu só tive a oportunidade de ler dois livros da Clarice Lispector (Perto do Coração Selvagem e Felicidade Clandestina), mas sou doida para ler A Hora da Estrela! Por mais que seja uma história bem conhecida, eu não sei quase nada sobre ela e acredito que vou me encantar com essa protagonista tão simples e ingênua, que passou por tanta coisa e parece ter muito a me ensinar, a me fazer refletir.

    ResponderExcluir
  8. Eu lembro que esse livro estava na lista de leitura de quando estava nao 6°serie eu acho, mas acabou que o projeto de leitura da professora mudou os generos devido a aceitacao da sala e tals... E acabou que sempre vejo esse livro, tenho curiosidade de ler e nunca leio, espero poder ler em breve....

    brubs
    https://quemevcbrubs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    Eu tenho que ler "A Hora da Estrela" porque bem para uma estudante de Letras é estranho não ler Clarice, as obras dela são incríveis pois ela é única.
    Eu já ouvi falar sobre o livro, mas nunca soube seu final e bem fiquemos assim pra eu poder me surpreender.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada da Clarice Lispector, mas planejo ler algum dia porque um dos meus professores de literatura sempre recomendava. Inclusive, ele sempre indicava esse.
    Confesso que não é uma leitura que eu planeje fazer em breve, mas está na minha lista para ler algum dia. Fiquei curiosa a respeito do final. Não faço ideia de qual seja o desfecho, e gostei de saber que é surpreendente.
    Adorei a resenha e espero que, o dia que eu ler, também goste do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Jéssica, tudo bem?
    Eis um livro que também me foi indicado ler por professores de Literatura, mas nunca realmente li. As únicas coisa que li da Clarice até hoje foram contos e quando muito. Porque confesso que sempre tive um pouco de dificuldade em entender as chamadas epifanias que ela apresenta. Não sei se é porque nunca realmente me acostumei a isso ou se sou uma leitora diferenciada demais.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.