
Com uma narrativa poética e fluida, André nos apresenta a história de Elio, um garoto que vive em uma casa na Italia, e esporadicamente é aberta a visitantes no verão, que ganham estadia gratuita ao ajudarem seus pais em tarefas rotineiras. Ele sempre teve uma vida normal, acostumado a conhecer estranhos e, todos os verões, ceder seu quarto ao hóspede da vez.
Sua rotina e vida mudam completamente ao conhecer Oliver, um escritor que está finalizando seu livro, e encontrou o lugar perfeito para se inspirar. No começo, eles tem aquela típica relação de indiferença forçada, tentando esconder a clara atração que havia entre os dois. A obra é ambientada nos anos 80, portanto, nem preciso dizer que um relacionamento homosexual era visto como algo no mínimo perturbador, bem diferente dos dias de hoje (apesar de, infelizmente, ainda termos que lidar com o preconceito).
Sempre me diziam que eu me apegava demais às pessoas. Naquele verão, no entanto, finalmente entendi o que eles queriam dizer com apegar demais.

Narrado por Elio, um adolescente, temos diversas vezes a presença da dúvida. A dúvida por ele ainda não saber o que é, se é realmente gay, ou se todo o desejo que sente por Oliver não passa de algo passageiro. E também as frequentes incertezas sobre o que fazer em relação a várias situações, ele pensa em casa alternativa e isso acaba se tornando cansativo as vezes, meio que dá vontade de chacoalhar o menino e dizer: Vai, menino. Decide!
Me senti desconfortável algumas vezes, pois ele quer tanto, mas TANTO uma relação, um contato, qualquer coisa que o aproxime do cara, que por vezes faz coisas realmente estranhas. Esperem pela cena do pêssego. Apesar de achar tudo muito exagerado, consigo entender que o autor quer que nós sintamos tudo o que passa na cabeça e no coração do jovem rapaz apaixonado. A narrativa é bem detalhada, tanto que por vezes me vi sentada nas pedras da praia, em uma Italia ensolarada, sentindo até o cheiro das ondas... O autor sabe nos colocar no cenário, dá aquela vontade de comprar passagens e partir pra Europa só pra viver uma história assim. E por sinal, tomo conta da frase de um famoso filme para descrever o livro: Essa não é uma história de amor. É uma história sobre o amor. Eu gostei, quero assistir o filme pois vi gifs e fotos e achei tudo bem bacana!
Um romance real, sem enrolação, sem clichê. Personagens secundários incríveis, que dão todo um encanto a história. Dois rapazes. Um deles apaixonado. O outro? Talvez.
Até depois! (Leiam e entenderão)
♥
Olá, eu assisti o filme recentemente e amei ele e por isso estou morrendo de vontade de ler o livro principalmente por ter visto vários comentários que o final e diferente e mais impactante *-*
ResponderExcluirEITA, final diferente? COMASSIMMMM
ExcluirAgora quero assistir pra ver isso aí, porque o final do livro foi bem real e condizente. Fiquei curiosa! Haha
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu não conhecia esse filme, parece ser bem legal, gostei de saber que a narrativa é bem detalhada, gosto disso. Vou anotar a sua dica e pesquisar mais sobre o filme, não sabia que tinha um livro!
Abraço!
Sim, e com uma escrita poética que só!
ExcluirGostei da premissa do livro, mas a parte do personagem ser indeciso me incomoda um pouco, sem dizer as coisas estranhas que mencionou. Não curto nada forçado, já alguns livros com a temática e me apaixonei, mas este me deixa muitas dúvidas. Mas vamos ver, vai que rola de ler e eu acabe amando.
ResponderExcluirBeijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/
Sim, eu fiquei incomodada com algumas cenas, mas acontece né
ExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia, mas pelos seus comentários acredito que seja o estilo de livro que gosto! Achei a capa linda e bom saber que tem o filme, mas prefiro sempre ler primeiro e ver depois. Dica anotada e adorei sua resenha!
http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
Eu não curti muito a capa quando vi, mas depois que li isso se tornou um detalhe pequeno! Eu já li porque quero ver o filme também haha
ExcluirEu não conhecia o livro e pelo que li na sua resenha ele me pareceu ser uma boa leitura, fiquei curiosa para poder ler também.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirTá aí um livro que eu não conhecia, mas agora quero conhecer mais! Não sabia nem que teria filme, que surpresa boa! Fiquei curiosa e esse parece ser um livro bem gostoso de ler, além de fofo (é fofo?)
Adorei a resenha e a dica!
Abraços
https://literaleitura2013.blogspot.com.br
Além de filme, tá concorrendo ao Oscar, mulher!
ExcluirNão achei fofo, achei bem o contrário na verdade. Se tivesse que descrever, seria o amor na forma mais selvagem, pura e real que já existiu.
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas gostei da premissa. Me parece uma leitura gostosa, mesmo com a parte da estranheza, né? Senti que a gente deve passar por uma vergonha alheia, no caso! hahaha
Um beijo, Pri :*
É! EXATAMENTE! Eu lia e pensava: GENTE, pra quê fazer isso? Hahahaha
ExcluirOlá, amei conferir suas resenha, estava mesmo curiosa pra saber mais sobre esse livro. Gosto muito de histórias ambientadas na Itália. A obra parece abordar a homossexualidade de forma bem real.
ResponderExcluirpetalasdeliberdade.blogspot.com
Sim! Achei isso uma das coisas mais incríveis, e por se passar em 1980!
ExcluirOlá, tudo bem? Não conhecia o livro nem o filme, mas depois de ler sua resenha fiquei curiosíssima, principalmente por ser uma obra que fala sobre o amor. Ótima dica!
ResponderExcluirBeijos,
https://duaslivreiras.blogspot.com.br
Nossa já tinha visto a capa desse livro por ai, mas nunca parei para ver realmente do que se tratava e gostei de saber. Conferir sua opinião foi muito bom também, obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirBeijos
Eu que agradeço por ler :3
ExcluirO filme está sendo bem comentado, até por conta do Oscar, mas não o vi ainda. Também ficaria incomodada com esta neurose de precisar da relação. Pior é que tem gente assim mesmo.
ResponderExcluirBjs, ROse
O oscar foi um dos motivos que me levaram a ler! Tô doida pra ver como vão retratar a relação nas telas.
ExcluirQuero muuuuito ver o filme! Não sei se o livro me prenderia tanto assim, essa fixação dele poderia ser um empecilho pra mim e eu ficaria desestimulada, no entanto, essa história tem tudo para me deixar apaixonada por ela nas telonas, espero assistir!
ResponderExcluirÉ, foi a única coisa que me incomodou! Ele fica tão obcecado que chega a incomodar!
ExcluirOie
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro e ver o filme! Bacana saber que não é um romance clichê e é sem enrolações, tô cansada de narrativas assim kk fora que a estória aborta um tema que ainda é tabu para a sociedade, adoraria ver como esse tema vai se desenrolar na narrativa. Amei o post
Bjos 💋
Exatamente! E eu quero ver como fizeram no filme!
ExcluirJessica, que resenha deliciosa!! Amei saber que o livro não é uma história de amor é uma história sobre o amor, que frase mais linda. A sua resenha me apresentou a esta trama e despertou meu interesse em ler por várias razões: história sobre o amor, a forma como o autor coloca o cenário e faz o leitor se sentir ou imaginar a Itália.
ResponderExcluirBjo
Tânia Bueno
Ahhh, que comentário mais lindo!
ExcluirA Itália me convenceu a ler no momento que eu vi a sinopse, haha. E realmente não é uma história romântica, é uma história de um romance real...
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas ele é bem interessante, e gostei que o autor consegue nos colocar dentro do cenário!
Bjs
Ele detalha tudo muito bem, é ótimo!
ExcluirOiii tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não tive a oportunidade de ler a história e quero fazer isto, antes de ver o filme. A paleta de cores desse filme me deixou apaixonada e olha que só trailer e fotos rs.. Estou bem ansiosa *_*
SIM, só a capa que eu não curti muito porque não entendi no começo. Depois que enxerguei um pêssego que tudo fez sentido. Haha
ExcluirOlá, menina estou querendo ler esse livro desde quando li a sinopse! Ainda bao vi o filme (que ver depois de ler) mas a sua resenha foi tão positica quanto ao livro que por enquanto que não tenho o livro fiquei tentada em assistir o filme pra acabar com minhas curiosidades hahaha maaas tentarei resistir haha Ótima resenha <3
ResponderExcluirBeijos,
Conta-se um Livro
Pelo que eu vi de trailers, parece ser bem fiel, viu? Depois que assistir postarei a resenha aqui ^^
ExcluirOlá!
ResponderExcluirNão conhecia essa história, mas curti a premissa e ainda saber que tem adaptação cinematográfica me deixa ainda mais animada para embarcar nessa história marcada com tanto amor em toda sua plenitude.
Beijos!
Camila de Moraes
Sim, eu já quero assistir! Haha
ExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirEu vi o Paulo falando desse livro e, pelas impressões dele, eu havia ficado bem interessada em fazer essa leitura, mas sua resenha deu um boom na minha mente. Achei muito incrível o que você disse sobre a sexualidade do protagonista por ele não saber o que é e ter dúvida. Eu acho que muitos jovens passam por essa situação e não sabem como lidar. Também gostei muito de o romance ser real e não forçado.
Vou super anotar a dica.
Beijos
Exatamente! Nós ficamos indecisos junto com ele, se o que ele sente meio que justifica as ações e escolhas que ele toma, coisas do tipo. É bem bacana acompanhar!
Excluir'Esperem pela cena do pêssego.' como assim? você acha bonito me deixar curiosa desse leito? Estou vendo pessoas bem interessante indicando Me chame pelo seu nome, pessoas que tenho profundo respeito pela opinião, sua resenha, desse jeito me deixou meio que babando com ansiedade de ler logo, enfim, gostei muito e a dica está anotada.
ResponderExcluirEssa cena do pêssego é BEM pra maiores de 18, aí não pude dar detalhes! Hahahahaha. Leia sim, é uma história real e de certa maneira retrata bem o que uma relação pode se tornar!
ExcluirNunca tinha ouvido falar desse livro, mas não me interessei. Achei tão esquisita essa parte de abrirem a casa pra estranhos no verão, e gratuitamente... Rs... E acho que não ia gostar muito do Elio, o exagero e as incertezas iam me deixar louca.
ResponderExcluirJá quero ler o livro e assistir ao filme a bastante tempo, mas confesso que não tinha ficado tão empolgado até ler a sua resenha. Me parece exatamente o tipo de romance que eu leria (e eu não leio romances, normalmente). Obrigado pela dica :)
ResponderExcluirPortal GATILHO
https://portalgatilho.wordpress.com
É importante interpelar por que esses filmes em particular alcançaram um assim chamado apelo universal e que visões ou valores alternativos podem estar sendo omitidos. Este filme é um dos melhores do gênero de drama que estreou o ano passado acho que O Conto é o melhor filme de drama. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. Amei o grande elenco do filme, quem fez possível a empatia com os seus personagens em cada uma das situações. Sem dúvida a veria novamente.
ResponderExcluir