Kindred

Resultado de imagem para kindred livro  Eu nunca havia lido um livro que tratasse sobre escravidão. Mas então me dei conta de que, na  verdade, não existem muitas obras que retratem o assunto. Já vi inúmeros livros sobre guerras, suicídio, depressão, homicídio... mas nunca sobre isso. Kindred, escrito por Octavia Butler, nos conta a história de Dana. Uma mulher que acabou de se mudar para uma nova casa com o marido, Kevin. Enquanto arrumava algumas caixas, ela se sente um pouco tonta e desmaia. Quando acorda, tudo que consegue ver é um lago, bem diferente da sua nova sala de estar. E bem no centro dele, há um pequeno garotinho ruivo se afogando muito rápido. Após salvá-lo, ela retorna para o lugar onde estava. Para Kevin, se passaram apenas segundos. Para ela, dois minutos inteiros. 
  E essa não é apenas a primeira viagem. Dana retorna constantemente para um passado onde negros eram menosprezados, torturados, machucados de várias maneiras... e em todas as vezes, ela precisava ajudar o mesmo garotinho ruivo, que foi crescendo e se tornou um garoto, e mais tarde um homem.
Rufus, filho do dono da fazenda, cresceu em um lugar onde todos os empregados sempre faziam suas vontades, e sempre acabava esperando o retorno de sua amiga, que aparecia quando ele mais precisava... Dana, uma escritora empoderada, independente e moderna, precisa se submeter a todos os tipos de humilhações e ao medo de ficar presa em qualquer uma das "dimensões". Ao descobrir a importância de sempre manter Rufus a salvo, ela não pode simplesmente viver sua vida no século atual sem saber o que aconteceu com ele, mas também não quer permanecer em uma realidade tão cruel quanto a da escravidão. E se pararmos para refletir, essa realidade não é tão distante.
  Kevin se envolve em tudo isso, pois as "viagens" acontecem de forma imprevisível, e tudo que Dana toca viaja com ela, como bolsas com suprimentos, remédios, armas e até mesmo pessoas. Porém ele, também escritor, é um homem branco que não tinha problemas ao ser transportado para a época. 

A escravidão era um processo que matava pouco a pouco.
Resultado de imagem para lupita nyong gif

  Octavia Butler é conhecida como a dama da ficção científica, e eu parabenizo a editora Morro Branco por todo o cuidado com essa edição belíssima, que deveria ser lida por todos. Além de tratar do óbvio preconceito e racismo, trata também de feminismo, coragem, força e história. Apesar da viagem no tempo ser ficção, claramente a parte da tortura, tristeza e desespero eram reais. Tudo aquilo aconteceu, e a maneira que essas cenas foram escritas, nos fazem sentir o desamparo que essas pessoas sentiram, toda a dor e sofrimento são repassados através das palavras, e com certeza fazem refletir muito mais sobre o assunto. Eu nunca tinha parado realmente para pensar nisso, sem ser de forma "didática". E com certeza procurarei mais obras do tipo, pois esse tipo de livro merece todo o reconhecimento. As pessoas precisam ler e absorver todo esse conteúdo, para tentar entender e lutar para que o mundo tome um rumo diferente. 
  Parece absurdo, mas ainda hoje pessoas sofrem desse mal. Ser julgado pela cor da sua pele é simplesmente inaceitável. Me desculpem se isso acabou virando um texto opinativo demais, porém esse livro mexeu muito comigo, de uma maneira inexplicável. 5/5. Esplêndido. Doloroso. Necessário. 

Comecei a escrever sobre poder, porque era algo que eu tinha muito pouco.
- Octavia Butler

Resultado de imagem para octavia butler tumblr

17 comentários:

  1. Oi Jessica, recentemente uma autora nacional anunciou o lançamento de um livro que tinha como tema a escravidão, seria um romance entre o senhor de escravos e a moça negra. A internet "caiu de pau" em cima da escritora por lançar uma obra, nos dias atuais, que fala da escravidão. Acusaram-na de romantizar o racismo, enfim, mas não era nada disso, quem falou estas coisas, nem leu o livro.Mas o que quero dizer, que depois desta polêmica, não leio mais nada que tenha como tema a escravidão, principalmente se for de autores estrangeiros. Acho que o preconceito não é com os negros e sim com os autores nacionais. Então, apesar de tua bela resenha, em apoio a escritora que citei, não lerei este livro.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já li livros com esse tema, mas de longe esse é o que a premissa mais chamou minha atenção. Isso porque além de tudo envolve viagem no tempo, uma das coisas que mais amo em livros, o que o torna imperdível pra mim. Fora que todos os assuntos que ele aborda são muito importantes. Dica anotada e espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  3. Já li algumas coisas sobre a temática e todas são emocionantes. Gostei dessa proposta de Dana regressar no tempo e testemunhar a crueldade da escravidão. Já tinha visto o livro, ms não conhecia a fundo sua premissa, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Normalmente eu costumo não ler livros com temas tão fortes, porque acabo ficando muito mal depois e durante muito tempo, a ponto de me sentir fraca. Mas esse livro com uma trama tão diferente me chamou muita atenção, por isso estou anotando a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oiieee

    eu sabia mais ou menos osbre o que Kindred tratav,a mas não tinha idéia dessa premissa toda envolvendo as viagens para outras dimensões e a missão de Dana sempre ter que salvar Rufus, que interessante tudo isso. Com certeza leria esse livro.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não tinha ideia do que se tratava esse livro. A premissa dele é bem diferente do que estou acostumada e gostei muito. Parece que a autora soube criar uma história mesclando fantasia e realidade nua e crua de form primorosa. Vai para minha lista de desejados, com toda a certeza.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Eu conheci esse livro recentemente e estou muito curiosa com a leitura, eu gostei muito de ver a sua opinião sobre ele, acho que é uma leitura muito necessária atualmente e essa edição parece estar muito bem trabalhada.

    ResponderExcluir
  8. Ola
    Esse livro foi indicação em um canal e realmente, a forma em que foi relatado me deixou mega curiosa, li outras resenhas também todas indicando a leitura, já coloquei na minha lista de presentes de aniversário e sei que será um livro que vou ler assim que chegar.
    adorei o post.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Eu gosto muito do tema e tenho me empenhado a ler mais sobre racismo e livros escritos por pessoas negras. Confesso que não sabia muito sobre a autora e que li poucas resenhas do livro e acho que a sua é a mais completa até agora, das que li. Com certeza, é uma leitura que quero muito fazer. Já que você tá procurando mais leituras sobre a temática, te indico O sol é para todos. É aquele clássico que a gente acha muito difícil, mas que é simplesmente muito acessível e sensacional <3 Outro livro bacana e bem atual sobre o racismo é O ódio que você semeia, é incrível! E, sem esquecer do Brasil, temos também Capitães da Areia (que fala também sobre a marginalização, é o único clássico nacional que amo haha).

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? A cada novo elogio que vejo sobre o livro, fico mais ansiosa ainda em realizar a leitura. De fato é um tema que pouquíssimos autores se arriscam, quero muito mesmo conhecer a história. Sua resenha entra para a lista infindável de indicações sobre o mesmo. Adorei e dica anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    achei o texto criativo, pois a autora abordou a escravidão através do recurso de viagem ao tempo, o que nunca vi em nenhum outro livro. Concordo com você, não vejo muitos lançamentos que abordem a escravidão em um livro de ficção. Depois da sua resenha não há outra opção a não ser ler. Vou colocar na minha lista.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Me indicaram este livro à pouco tempo mas ainda não tinha lido nada a respeito dele. Achei muito interessante como a autora decidiu abordar a escravidão em meio a essas viagens no tempo.. Já me interessei pelo livro e já vou dar um jeito de ler logo!

    Sua resenha ficou muito boa, com detalhes mas nada que estrague a experiencia de quem ainda não leu! Ótima dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha, assim como vocÊ também achava que não existia livros sobre a escravidão, ou histórias que tivesse como pano de fundo o tema. Porém o problema que livros assim não são tão divulgados o que é errado, precisamos saber sim sobre essa época tão horrível, geralmente fico sabendo através de blogs literários que realmente tentam levar livros diferentes para os leitores e não só os modinhas.

    ResponderExcluir
  15. Escutei milhares de elogios sobre o livro e mais uma vez vejo isso aqui na sua resenha. Parabéns está ótima. Não é um livro que me vejo lendo por agora mas está na minha lista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Interessante hoje li a sinopse e um comentário sobre esse livro e muito me interessou pela premissa, sem falar que trata de outros temas extremamente relevantes. Dica mais que anotada.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  17. esse livro tem sido bastante comentado entre meus amigos e eu sou a única que não li, porém, já está em minha lista, e pelos comentários que andei ouvindo de quem me conhece, sei que vou gostar.

    ResponderExcluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.