Elis Regina: Nada será como antes

Resultado de imagem para elis regina nada será como antesTítulo: Elis Regina - Nada será como antes
Autor: Julio Maria
Editora: Master Books
Número de páginas: 423
Data de publicação: 2015
Skoob: Adicione!

  Sou fã de Elis desde que me entendo por gente. Minha mãe e minha vó sempre escutaram, e comigo não foi diferente. A letra de "Como nossos pais" ecoava sempre na minha cabeça, dividindo espaço com as letras da Xuxa e da Eliana, comum entre as outras crianças. Mas "Madalena", "Romaria" e "Redescobrir" sempre foram as minhas favoritas. Nunca havia lido nada sobre a vida dessa cantora, que sempre foi tão importante pra mim. Evitava, pois eu sabia que saber ainda mais sobre ela me arrebataria. Pois bem, arrebatou. 
  Para quem não conhece, Elis Regina é considerada até hoje a maior intérprete do Brasil. Intérprete, pois ela não só cantava as canções. Ela as interpretava de tal maneira, que era impossível não se envolver com as letras e as mensagens nelas contidas. Do alto de seus 1,53 de altura (a minha altura), se tornou gigante na MPB nacional e internacional. Cantou sucessos ao lado de Tom Jobim, Rita Lee, Jair Rodrigues e muitos outros artistas renomados. Nasceu em uma cidade pequena, no interior do Rio Grande do Sul, e dominou o mundo com sua voz potente e atitude quente. Era conhecida por muitos como "pimentinha". 

Imagem relacionada

  Esse livro lindíssimo é o mais completo que encontrei sobre Elis Regina. Além das muitas fotografias raras, é repleto de depoimentos de diversas personalidades que admiro, como Jô Soares, Ivan Lins, Gal Costa... e nos conta a trajetória dela desde que a mesma nasceu, até mesmo com uma explicação para seu nome, até seus últimos dias de vida. Um verdadeiro tesouro! 
  Assim como seu filho João Marcelo disse, alguns fatos sobre sua história eu ainda não conhecia. Soube de coisas que me fizeram gostar um pouco menos dela, no início de sua carreira, em que ainda estava descobrindo como era ser um ícone mas não tinha maturidade suficiente para lidar com isso. Mas também li coisas que me fizeram amá-la ainda mais, como a força que demonstrou na época da Ditadura, cantando hinos de protesto disfarçados em meio a censura, levando esperança através de músicas como "O bêbado e a equilibrista" e "Como nossos pais". Não desistindo mesmo depois de ameaçada pelos militares. Um verdadeiro mulherão da porra. 

"Elis Regina tinha energia para ser sol ou tempestade, nunca chuvisco"Resultado de imagem para elis regina Resultado de imagem para elis regina

 É arrepiante observar a maneira como ela tocou tantos corações, e ainda o faz mesmo depois de tanto tempo após sua morte. Recomendo esse livro para todos os fãs de música, de história, de mulheres fortes e talentosas. Indico MUITO! É difícil demais escrever sobre essa obra, porque eu me apaixonei ainda mais pela minha cantora favorita. Gostaria que todos soubessem de sua importância para a história desse país! Imortalizada através de musical, filme, séries, documentários, livros... estará sempre viva. Viva Elis! 🌹

15 comentários:

  1. Elia merecem o reconhecimento que tem pelo seu talento. É claro que nem tudo são acertos na vidas de artistas e com ela também não foi diferente, o que só demonstra que também é humana, erra, faz besteira, mas também acerta e segue em frente. Para quem é fã, com certeza é uma obra indispensável para se ler.
    Gostei de saber mais! 😉
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É SIM, foi um dos melhores e mais envolventes livros que eu já li!

      Excluir
  2. Nunca escutei as músicas dela, não faz muito meu tipo. Mas achei demais saber sobre essa obra. Para quem é fã deve ser uma leitura e tanto.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gosto das músicas da Elis. Sua voz linda e letras marcantes, fizeram parte da história musical do nosso país.
    Pena que morreu precocemente, um grande talento!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato... hoje em dia temos Maria, que é tão talentosa quanto a mãe, para matar um pouquinho a saudade!

      Excluir
  4. Deu para sentir todo o amor que você sente por esta grande artista! E amei a resenha! Como sou apaixonada por História e tenho imensa admiração por todos os que se posicionaram de uma forma ou de outra contra a ditadura, já estou louca para ler este livro! E amo biografias!

    Sempre ouvi falar muito sobre a Elis Regina e também aprecio suas músicas. Se não me engano, a Globo recentemente exibiu uma minissérie sobre ela (não tenho certeza, pois tenho visto pouco televisão) e as minisséries da Globo costumam ser maravilhosas.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Sim, sou completamente apaixonada por ela! É minha cantora favorita da vida!
      Sim, tivemos uma minisérie na globo que foi incrível, eu super recomendo! <3

      Excluir
  5. Eu gosto de algumas músicas dela, mas conheço bem pouco de sua trajetória e fiquei curiosa agora para saber mais. Inclusive, acho que ela foi muito importante pra musica brasileira pra se ter tão pouca literatura inspirada e baseada em sua vida. Enfim, dica anotada.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, eu pesquisei bastante pra comprar, essa é a bio mais completa que existe sobre ela, mas são mesmo pouquíssimos livros.

      Excluir
  6. O sorriso dela é contagiante DEMAIS. Sou apaixonada!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não conhecia tanto sobre a Elis Regina, mas minha mãe adora as músicas dela e acabou me influenciando a ouvir muitas. Eu assisti ao filme sobre ela e confesso que fiquei triste por ver o quanto ela sofreu. Não sei se eu leria, por causa disso. Porém, a importância dela para o Brasil é indiscutível e acho difícil algum dia o Brasil ter uma intérprete tão forte e emocionante quanto ela foi.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu li sabendo que me arrebataria por completo, porque a história dessa mulher é simplesmente sensacional e dolorida.

      Excluir
  8. Olá!!!
    Eu gosto das músicas da Elis, mas por conta também que cresci com a mãe me apresentando os mais diversos gêneros possíveis.
    Eu apesar de admirar muito Elis não me arrisco a ler acerca de sua biografia, pois sei de algumas coisas e fico triste só em pensar pelo que ela passou. Mas sem a importância da mesma demais para a nossa história e pela força da mulher que ela era.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas é super importante saber o que essa mulher viveu... me mudou por completo!

      Excluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.