Resistência

Resultado de imagem para resistencia livroTítulo: Resistência
Autora: Affinity Konar
Editora: Fábrica 231
Número de páginas: 319
Data de publicação: 2017
Skoob: Adicione!

  Eu sou fascinada por livros que se passam durante a guerra. Já li e resenhei vários por aqui. Resistência conta a história de Pearl e Stasha, duas irmãs gêmeas idênticas, que são levadas para Auschwitz. No campo de concentração, qualquer pessoa que fosse considerada diferente (gêmeos, anões, albinos, etc), era protegida por um tempo, para depois fazer parte de experimentos terríveis. Com as meninas, não foi diferente.
  A obra é baseada em fatos reais, e o "médico" responsável por tais procedimentos se chamava Josef Mengele. Ele era conhecido como o "Anjo da Morte" e era obcecado por gêmeos.
  Narrado pelas duas irmãs, os capítulos são alternados para que o leitor conheça cada personagem e sua maneira de pensar, pois apesar de serem gêmeas, as meninas tem personalidades completamente diferentes. Stasha é mais sensível e depende muito de Pearl, que é mais centrada e séria. A narração dos dias em Auschwitz é simplesmente estarrecedora. A maneira como a autora descreve cada cena, tão detalhadamente, nos dá a sensação de realmente viver o que está acontecendo, e isso é no mínimo aterrorizante. Saber que tal situação foi vivida por tantas pessoas, entre elas crianças tão pequenas... deixa o coração partido em mil pedacinhos.

Meu sangue estava grosso da sobrevivência destruída das massas, transportava as palavras 
que nunca disseram, os amores que nunca conheceram, os poemas que nunca escreveram. 
Tinha as cores dos quadros que jamais pintariam, do riso dos filhos que jamais teriam.

Resultado de imagem para auschwitz kids

  Em um certo ponto do livro, as meninas são separadas, e Pearl desaparece. Stasha se recusa a aceitar que a irmã morreu, e aí uma nova jornada começa. Além de enfrentar os perigos do campo de concentração, elas partem em diferentes caminhos no cenário da pós-guerra (cenário esse, que é raramente explorado em livros dessa temática). A força de todos os personagens é de se admirar, pois são em maioria crianças perdidas, sem família, em um mundo que foi recentemente destruído. Realmente nos faz pensar. 
  Não posso revelar tanto da história aqui, para quem quiser ler não sofrer com algum tipo de spoiler. Mas recomendo muitíssimo e acho que deveria ser leitura obrigatória nas escolas e universidades, para que tal barbaridade não caia no esquecimento. Todos os personagens são importantíssimos e os temas abordados nesse livro vão muito além do que fatos históricos. Fé, força, crueldade, empatia, ódio, vingança... e a pureza de duas crianças, que mais do que tudo, querem encontrar maneiras de manter a esperança em meio a tempos tão difíceis.

Ninguém está olhando para trás. O mundo inteiro nunca olhará para trás. 
E, se olharem, provavelmente vão dizer que isso nunca aconteceu realmente. 

15 comentários:

  1. É um livro forte.
    Assim como você, adoro livros que tem história como plano de fundo, trás toda uma realidade ao leitura.
    A história das irmãs é forte. E ler sobre campos de concentração sempre me trás uma dor enorme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, sou fascinada pelo assunto porque acredito que ler e aprender sobre, é uma maneira de evitar que aconteça de novo

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Menina, como eu ainda não conhecia esse livro??? Também sou fascinada por livros que se passam durante a Segunda Guerra, então fiquei louca para ler esse. Parece ser uma leitura beeem pesada. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesadíssima! Livros sobre a Guerra já são difíceis, com crianças envolvidas ainda por cima...

      Excluir
  3. Oi, Jessica!
    Eu não conhecia o livro e pela capa, nunca imaginaria que ele tratasse da Segunda Guerra Mundial. Eu sempre gosto de ler livros sobre a temática e como você mesma disse, não me lembro de outra obra abordar o assunto desse jeito.
    Livros assim deveriam ser lidos em todas as épocas e em todos os lugares: em casa, na faculdade, até mesmo no ensino médio, exatamente para não esquecermos o passado. Achei essa última frase fortíssima e real!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/02/resenha-fragmentados-livro-1.html

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jessica! É horrível pensar que esse tipo de coisa aconteceu mesmo e pior ainda existir gente que não acredita! Não sabia que era baseada em fatos, achei que fosse uma ficção que tinha como base um acontecimento histórico. Dificilmente me interesso por livros da Segunda Guerra, mas esse eu fiquei realmente curiosa.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mengele foi um monstro real, sempre que leio algo sobre ele meu estômago se revira inteirinho.

      Excluir
  5. Recebi essa obra assim que foi lançada e acho que nunca chorei tanto, é pesado demais ler tanta crueldade, saber que foi baseado em uma história real torna tudo mais forte ainda. Certamente é uma leitura que muda a nossa perspectiva.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Realmente acho que as histórias abordadas em livros desses assuntos é muito mais do que aparentam. Eu conhecia essa obra por nome, mas após a sua resenha fiquei super curiosa. Terei um misto de sentimentos com certeza!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esse livro desde seu lançamento e acredita que eu ainda não realizei a leitura? Bom, acredito que é uma história que nos proporciona um turbilhão de sentimentos e principalmente nos faz questionar como a humanidade pode chegar a tal ponto. Imagino que acompanhar a personagem nessa busca pela irmã não seja nada fácil e isso vai me tocar profundamente.

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    Obrigada por não ter entregado tanto do livro, pois eu realmente ganhei ele de presente e a ideia era ler esse ano e não saber muito já ajuda muito.
    Estou com objetivos de ler livros com temáticas do que não costumo muito ler e esse livro é nesse estilo pra mim.
    Adorei saber suas ressalvas e seria bacana se as escolas começassem a levar mais livros do gênero para dentro de sala de aula.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! É um livro envolvente e extremamente necessário.

      Excluir
  9. Olá, tudo bom?
    Eu também gosto muito de ler livros ambientados na segunda guerra, apesar deles acabarem com meu emocional. Gostei muito da premissa desse livro em especial. Fiquei curiosa para conferir a jornada dessas duas meninas durante a guerra e após a mesma - que realmente não costuma ser muito explorada. Já anotei a sugestão e espero poder conferir a leitura em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.