Louco ou cruel?

Nem sempre a loucura leva ao crime. Mas o crime pode levar a loucura.

Resultado de imagem para louco ou cruel  Eu assisto séries desde os meus seis anos de idade. Minha primeira série foi NCIS (um tipo de CSI, porém mais engraçado e leve). Como outras séries criminais, trata de homicídios, atentados, descobrir evidências... Sempre fui fascinada pelo assunto, pois é brilhante a forma que os investigadores juntam as peças para descobrir quem é o assassino, seu motivo, etc.
  Quando descobri o livro de Ilana Casoy, não pensei duas vezes antes de compra-lo e valeu muito a pena! O livro é fantástico.
  Antes de nos mostrar alguns casos, Ilana nos ajuda a entender um pouco sobre o que realmente é um Serial Killer e como sua mente funciona. Diversos fatores podem contribuir para transformar uma pessoa normal em um assassino, e ela nos esclarece isso em tabelas, dados, gráficos e fotografias. O livro é recheado de fotos (algumas perturbadoras) que nos ajudam a entender ainda mais todo o drama da história tanto da vítima quanto do culpado. A editora Darkside é conhecida pelas suas edições maravilhosas, e estão de parabéns pelo visual do Serial Killers.
  Também temos um insight de como é feita a investigação do FBI, como são realizadas as perícias em cenas do crime ou como o perfil do assassino é montado.
  Uma das coisas que percebi, é que a escritora constrói uma crítica a polícia em alguns momentos:
  “Se os policiais de Milwaukee, assim como tantos no mundo inteiro, não fossem tão preconceituosos e rígidos na construção de estereótipos de boas e más pessoas, Dahmer teria sido interrompido”
  Foram vários os erros policias em diversos casos, como ela explica posteriormente, por não averiguarem um suspeito a fundo ou então por não levar uma evidência óbvia a sério.
  Uma das coisas que mais gostei foi o modo que ela conta os casos. As vezes da perspectiva da vítima, que nos faz sentir aflitos a cada frase. Quando usa da perspectiva do assassino, podemos presenciar a loucura na mente da pessoa, e entender sobre algumas peculiaridades do crime. Tentamos desvendar as pistas junto com os policiais em suas narrativas, acompanhando o trabalho incessante da caça ao assassino.
  Apesar de gostar do assunto, nunca havia lido um livro que contasse histórias reais, e achei que esse quote descreve bem o sentimento que tive ao ler:

                              Nenhuma ficção é tão tenebrosa quanto a realidade das vítimas

Resultado de imagem para cry gif


  O livro também tem uma sessão de frases ditas pelos mais notórios assassinos, essas são algumas delas:



Eu causei sonhos que levaram à morte. Este é o meu crime
 - Dennis Nilsen


Eu não pude impedir o fato de ser um assassino, não mais que um poeta consegue impedir a inspiração para cantar

  - Dr. H.H Holmes


Nenhum sentido faz sentido

- Charles Manson


Eu fiz a minha fantasia de vida mais poderosa do que a minha vida real

- Jeffrey Dahmer

37 comentários:

  1. Menina ganhou meu coração agora hahahaha, adoro esse tema, tudo que envolva o mundo de Normam Bates, Hannibal, Alex me fascina, faz tempo que ando paquerando esse livro, agora me deu mais vontade de comprar rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é ÓTIMO pra quem ama o assunto! Quero ler o Made In Brazil também, assim que surgir uma graninha vou adquirir! Essa escritora é muito maravilhosa e a darkside fez uma edição que dá orgulho de ver!

      Excluir
  2. Noooossa! Sua resenha é muito bem escrita. Parabéns! Fiquei arrepiada! Mas o que foi mais assustador foi a frase de Dr. H.H Holmes:"Eu não pude impedir o fato de ser um assassino, não mais que um poeta consegue impedir a inspiração para cantar."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Eu adoro pegar quotes dos livros, mas esse do Holmes foi tenso. Eles tem uma sessão do livro só para frases sinistras, me arrepio toda vez que leio!

      Excluir
  3. Oi, Jéssica!
    Eu sempre fico muito curiosa quando vejo esse livro... como você, sou apaixonada por essas séries policiais, mas o que mais me chama atenção nesse tipo de livros é a pertubação mental dos psicopatas, sou neurocientista, então dá pra imaginar o quanto me interesso pelo assunto, né? Já dei uma palestra sobre Psicopatas na minha universidade, foi uma pesquisa muito legal de se fazer!
    Espero poder ler esse livro logo heheh
    Beijoss
    Vida em Marte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, que bacana! Ia amar ouvir uma palestra sobre o assunto!! Leia sim, é muito bom! :3

      Excluir
  4. Oieeee!!! Eu sou uma pessoa que nunca acompanhei séries, pode me chamar de E.T. Deve ser bem legal ler sobre esses negócios de crime, de investigação, descobrir quem matou, o porquê. Eu quando era pequena li a série "Os karas" é bem legal, eu adorava por isso, que era um suspense. Mas, depois disso eu nunca li nenhum outro livro parecido. Espero gostar dessa história assim como gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que minha mãe me influenciou muito, pq comecei a ver séries junto com ela... apesar de NCIS não ser recomendado para crianças eu sempre gostei! Caso esteja procurando uma série boa de investigação, super recomendo :D E obrigada pelo comentário ♥

      Excluir
  5. Eu também sou uma apaixonado por estes temas, e este livor faz um bom tempo que está em minha lista de leituras urgentes. Adorei conhecer suas impressões e espero que em breve eu possa conferir a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li esse livro, embora eu ame o tema!
    Concordo com o primeiro quote incrível que você citou, nem gosto de imaginar a realidade das vítimas.
    Já estava na minha wishlist, mas sua resenha me deixou mais curiosa!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse quote ficou na minha cabeça por dias! Muitos filmes, séries e livros tentam retratar histórias assim, mas nada se compara a esses casos reais!

      Excluir
  7. Oi, Jéssica!
    Adoro CSI, mas não mas não sei se eu leria por ser algo real. Não é o tipo de livro que você lê rapidinho, né?
    Fiquei assustado com esse quote: "Eu não pude impedir o fato de ser um assassino, não mais que um poeta consegue impedir a inspiração para cantar". :O
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É então! Principalmente porque envolve muuitos casos com vítimas infantis, e isso me afeta muito. Aí acabei lendo quase dois capítulos por dia, o que pra mim é BEM lento pra leitura.

      Excluir
  8. Eu amo esse livro! Tanto o louco ou cruel quanto o made in brazil são sensacionais demais! Apesar de perturbador é interessante demais ler o ponto de vista do criminoso, para saber o que pensavam na hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito curiosa pra ler o Made in Brazil! É meu próximo da listinha pra comprar <3

      Excluir
  9. Oi Jéssica, tudo bem?
    A editora DarkSide realmente sabe caprichar nas obras que publica, e isso todo mundo já sabe, né? Como você, eu também sou bastante fascinada por investigações e acho incrível como os detetives conseguem juntar todas as peças. Psicopatas e serial killers me deixam bastante interessada, e creio que esse livro iria me ajudar a entender um pouco como funciona a mente deles. Achei legal saber que a autora também escreveu pela perspectiva da vítima, pois isso ajuda a entender o panorama geral. Dica anotada!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, foi o que mais gostei! A gente consegue ver os três lados da situação, muito bacana!

      Excluir
  10. Olá, Jessica. Tudo bem?
    Já havia ouvido falar nesse livro, mas nunca tinha parado para ler uma resenha sobre... Ao menos não que eu lembre. Gostei de seu ponto de vista sobre a obra. Já possuía curiosidade e agora fiquei com muito mais.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Jessica! Adoro ler, mas confesso que esse livro não me prende tanto! Gosto muito do assunto retratado, mas prefiro ver na tv ou em filmes!
    http://my1life2in3books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, é o primeiro livro que li sobre o assunto, o que me prendeu mesmo foi a riqueza de detalhes que a gente normalmente não vê quando o caso é fictício! Vale a pena dar uma chance <3

      Excluir
  12. Não sou muito interessada em livros de não-ficção, mas esse chama muito a minha atenção por conta do tema. O que a autora disse é bem verdade, as pessoas em geral criam tantos esteriótipos em cima da figura de um serial killer, que por muitas vezes não identificamos um. Há casos e casos por aí de pessoas aparentemente comuns que cometiam crimes brutais. O problema é a gente pensar nesses criminosos como Hollywood nos ensina, e não é bem assim.
    Um livro que te recomendo, de ficção, é Eu Vejo Kate, da Claudia Lemes, conhece? Ela leu alguns livros da Ilana e se não me engano a Ilana também leu o da Claudia. O ponto é que, nesse livro, a autora desmistifica essa visão fantasiosa que temos de serial killers, gostei muito da leitura, tem resenha no meu blog caso queira conferir: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/eu-vejo-kate-por-claudia-lemes Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, estou sempre aberta a indicações! Vou ler sua resenha e ver o que acho, pois adoro ler tudo sobre esse tema! Obrigada <3

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Caramba, pre-ci-so desse livro! Eu simplesmente AMO histórias e coisas com serial killers. Você já assistiu as séries Dexter e Hannibal? Estão na minha lista de favoritas! Vou correr atrás desse livro!

    bjs! http://devaneiosdeslocados.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Já assisti Dexter, mas nunca vi Hannibal por nojo hahaha. Uma série que recomendo é Criminal Minds, acontecem MUITOS casos lá de serial killers e eles precisam formar o perfil conforme o crime, é a série mais "real" que já vi sobre o tema :3

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu sou apaixonada por esse tema. Tanto que tenho interesse em trabalhar com criminosos depois que me formar (faço psicologia), é bem fascinante como o ser humano pode se transformar né?

    Preciso mto desse livro <3

    ResponderExcluir
  16. Olá! Sou fã de séries policiais e me interessei muito por esse livro, deve ser muito legal, vou procurar por ele, adorei a sua resenha, valeu a dica!

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu assistia muito CSI e Cold Case, adorava. Também acho muito interessantes o modo como os crimes são desvendados, é impressionante como as pistas vão sendo descobertas e como o quebra-cabeças vai sendo montado. Eu não conhecia esse livro, mas achei interessante, principalmente por abordar as investigações. E adorei as quotes também.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    Eu sou super curiosa com essa temática de psicopatas, serial killer e coisas assim, então já era louca para ler esse livro. Saber que se tratam de casos reais e que ainda trás detalhes das investigações e criticas aos furos da polícia só me deixou com mais vontade ainda de ler. Adorei a resenha!

    Beijos!!
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É o máximo, quando tiver a oportunidade leia sim, super recomendado ♥

      Excluir
  19. Olá, tudo bem por aí?

    Eu AMO livros desse tipo! Sério, é um dos meus gêneros preferidos. Saber que envolve casos reais me faz querer lê-lo mais ainda. A DarkSide sempre capricha mesmo nas edições. Parabéns pela resenha, ficou ótima. Ah, eu não poderia deixar de dizer o quanto achei essa frase hilária: "Nenhum sentido faz sentido" hahaha. Até acho que há um pouco de verdade nela.

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Dá pra perceber a loucura do homem que falou, tem umas frases bem sinistras lá...

      Excluir
  20. Olá, tudo bem com você? Já estou de olho nesse livro tem um tempo. Também gosto muito das séries com essa temática e na verdade tenho saudade de assistir com maior frequência. Não sei se vou conseguir ler esse livro ainda esse ano, mas com certeza vou tentar. Ótima resenha, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente sim, é muito bom! Essas séries são o máximo, mexem com a cabeça da gente, né? Obrigada pelo comentário ♥

      Excluir
  21. Olá, eu adorei a sua resenha, sou super curiosa sobre esse livro e também sempre assisti CSI. Entrou para minha lista de leitura e de compras. Estou ansiosa.

    Beijos
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste, é ideal para fãs de séries criminais, assim como a gente ♥

      Excluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.