Antes que eu vá


  O livro de hoje é "Antes que eu vá" (Before I fall), de Lauren Oliver. Confesso que eu estava com essa obra a meses em minha lista de leitura, mas me interessei mesmo quando ouvi boatos que haveria um filme baseado nela. 

Resultado de imagem para antes que eu váDizem que quando você vai morrer sua vida inteira passa diante de seus olhos, mas não foi assim comigo.

  Nessa história, conhecemos Samantha. Uma garota popular, que tem suas melhores amigas, um namorado perfeito, uma família comum... A vida que muitas meninas gostariam de ter. Exceto por um pequeno detalhe: Ela sofre um acidente de carro terrível e morre. 
  Calma! Não é spoiler! Isso faz parte do enredo principal da narrativa. Após o acidente, Sam acorda em sua cama exatamente as seis da manhã, como todos os dias, e acredita que tudo não passou de um sonho. Mas o dia é exatamente idêntico ao dia anterior, e ela percebe que não importa o que ela faça, tudo sempre termina com ela acordando e revivendo a rotina de 12 de Fevereiro. 
  Sam e suas amigas sempre seguiram o estilo "Meninas Malvadas", na escola, implicando com pessoas que julgavam "inferiores" ou "estranhos". É fácil sentir antipatia pela protagonista e seu grupinho, mas dura poucos capítulos. 
  Quando ela acorda no terceiro dia e percebe que ainda está presa em algum tipo de looping, Samantha precisa encontrar uma maneira de se libertar disso. E é aí que surge um desenvolvimento de personagem magnífico! 

"Se você ultrapassa um limite e nada acontece, o limite perde o sentido"
Resultado de imagem para skins gif freya

  Após um tempo, descobrimos que os outros personagens podem ser a rota de fuga dessa rotina desesperadora. Já imaginou, reviver o mesmo dia umas dez vezes? Você aproveitaria e faria algo ruim, pois sabe que não faria diferença? Ou tentaria fazer algo que nunca fez antes? 
  Tudo é narrado em primeira pessoa, e é perturbador como a personagem consegue se comunicar tão facilmente com o leitor. Os capítulos tem títulos que dão uma mostra do que leremos a seguir.
  Os personagens secundários são cativantes ao extremo. Kent é um amor a parte, o modo como é descrito, não só em sua aparência mas nos seus gestos, cheiros, manias. Dá pra perceber logo de cara o cuidado da autora em escrever uma verdadeira poesia enquanto conta a história.

"É estranho como as vozes das pessoas ficam mais doces no escuro, como se não pudessem evitar"

E é claro, o espetáculo a parte que é toda a história de Juliet Sykes. Não posso falar muito dela pois entraria em spoiler, mas deixo a descrição de uma das personagens mais lindas que já imaginei: 

"É com isso que ela se parece - um floco de neve sendo carregado pelo vento, rodando e balançando nas correntes de ar"

Resultado de imagem para skins gif cassie

  O final é bem surpreendente, eu realmente não esperava. Recomendo muito a leitura! Belíssima! 

Ah, e pra quem ficou curioso, segue o trailer do filme aqui em baixo:



27 comentários:

  1. Oi, Jéssica!
    Estou MUITO curiosa para ler esse livro!!!!! E com o filme em breve então?
    O problema é o tempo para ler. rsrs...
    Já ouvi críticas positivas e negativas desse livro. Fico feliz que você tenha gostado. Isso me deixa mais animada para ler. ^^ Já imaginava que ia ter um final surpreendente. Quero muito saber qual é!!! rsrs...
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MENINA, tô muito ansiosa pra esse filme ser lançado! Mal posso esperar!! <3
      Eu levei um tempinho pra entender a beleza do final, confesso que fiquei meio nervosa na hora, mas depois entendi o pensamento da autora! Beijos!!

      Excluir
  2. Olá,

    Estou louco para fazer a leitura dessa obra, ela parece ser bem diferente e original de todos os livros que já fiz a leitura. Estou muito animado com a leitura e sua resenha me animou mais ainda. A única coisa que não consegui engolir foi a fonte que usaram na capa, mas dá para relevar. Sobre o trailer do filme: amei! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, eu já achei a capa tão lindinha! E só consegui imaginar a protagonista como a garota da capa (e a que eu usei o gif lá em cima, que é a Freya de Skins :p). Tô louca nesse filmeee!

      Excluir
  3. Estou com muita vontade de ler este livro, inclusive li um outro livro desta autora, achando que era este... rs
    Acho a premissa deste livro master relevante e com certeza, ira me emocionar muito.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie.
    Adoro essa autora, mas sempre que via esse livro nunca me chamava a atenção.
    Depois de conhecer a estória através da sua resenha me despertou a curiosidade.
    Parabéns pela resenha.
    Obrigada pela visita no Blog As Meninas Que Lêem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Eu tambem ja fiz essa leitura e achei o final surpreendente. Gosto muito dessa premissa e da forma como foi feito o desenvolvimento. Estou curiosa pela adaptação. E claro, adorei poder conferir suas impressões a respeito!
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, achei que o final ficou meio que em aberto, então há possibilidades de mudarem algo no filme. Só aguardar pra ver!

      Excluir
  6. Fiquei agoniada só de pensar nesse enredo do looping,mas acho que bem desenvolvido pode ser um otimo livro! Não o conhecia muito bem o livro e muito menos a adaptação,mas fiquei animada em ler se tiver a oportunidade de faze-lo! Pq sinceramente queria saber como vai terminar esse looping.

    ResponderExcluir
  7. A primeira vez que li uma resenha desse livro (porque tinha visto o trailer), fiquei desesperada por lê-lo. No entanto, ainda não tive oportunidade de lê-lo, e to quase apelando para o virtual. Portanto, nem preciso dizer que a dica já está anotada (a tempos)!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Jessica, como está?
    A premissa desse livro é extremamente interessante e tem um um sério "quê" do filme "Feitiço do Tempo", onde o Bill Murray fazia um personagem que repetia o dia dele infinitamente até a resolução da trama, mas no caso desse livro eu nem consigo imaginar onde as coisas vão nesse caso embora eu suponha que isso tem a ver com o desenvolvimento que tu comentou. Ela viverá? Morrerá? Nenhum de nós sabe.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não sabia desse filme! Vou procurar pra assistir quando tiver tempo :D

      Excluir
  9. Oie! Tudo bem?

    Infelizmente esse livro nunca me chamou a atenção, por mais que já tenha lido várias resenhas positivas sobre ele, continuo não sentido vontade de realizar a leitura dele, mas fico feliz que tenha gostado da leitura! Eu por enquanto continuo passado a dica!

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Confesso que eu não conhecia esse livro até assistir ao trailer do filme. Fiquei muito curiosa, tanto para ler o livro quanto para ver sua adaptação.
    Achei legal ver que a protagonista passa por uma evolução ao longo do livro e que há personagens secundários bem construídos e cativantes. Além disso, gostei de saber que o final é surpreendente.
    Adorei sua resenha e já adicionei o livro na minha wishlist.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, adoro quando o pessoal fica com desejo de ler após ler minhas resenhas ♥ Faço com o maior carinho!

      Excluir
  11. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Esse livro está nos meus desejados faz um tempão e estou louca , louca, louca pra ler! Sempre vejo ótimos elogios por aí... Ao saber que o livro possui um final surpreendente me animou ainda mais!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, então leia, leia, leia!
      Eu adorei o final, muitas pessoas odeiam. Mas conte pra mim quando ler, qual foi sua opinião :D

      Excluir
  12. Eu achei o livro fantástico! Estou querendo ler antes de assistir ao filme.. toda essa história de Sam reviver o mesmo dia da morte várias vezes é realmente um pouco perturbador, mas acho que se estivesse no lugar dela, tentaria fazer coisas boas, tornar o dia de alguém melhor. Adorei saber que o livro possui um final surpreendente. Espero conseguir ler em breve.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, exatamente o que ela tenta fazer quando se dá conta desse looping doido! Haha

      Excluir
  13. Oiii,

    Menina do céu imagina só viver o mesmo dia todos os dias?? Misericordiaaa kkkkkkk Adorei sua resenha e a história parece ser bem interessante, já quero ler e descobrir como ela para de viver esse dia rs. Super anotei a dica aqui.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, fiquei tão agoniada no começo! Mas quando ela começa a tentar mudar o dia várias vezes, a leitura ficou bem gostosa de se ler!

      Excluir
  14. Olá, eu li esse livro há alguns anos e ele me marcou muito, fiquei hiper feliz quando soube que será lançado um filme contando a história contida nele, rs. Assim como você, recomendo MUITO esse livro. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Li o livro faz um bom tempo e lembro que gostei demais, é completamente devastador e marcante, espero que a adaptação seja muito bem feita e tão gostoso quanto o livro, bela dica de leitura e resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não sabia que o enredo dessa estória era esse! Em que a personagem fica presa em um Deja vu... ou um looping, como você disse.
    Achei que não iria gostar das personagens, já que elas se acham melhores do que todo mundo, mas me encantei pelo fato de haver uma mudança na personagem...
    Gostei bastante da dica.

    ResponderExcluir
  17. Eu só fiquei conhecendo esse livro depois que vi o trailer do filme! Fiquei bastante interessada, até!

    Gostei de ler suas impressões sobre o livro, fiquei curiosa a respeito da escrita da autora. Pretendo le-lo antes de ver o filme, assim não estrago minha leitura!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.