A guerra que salvou minha vida, além de ser um exemplar belíssimo da editora Darkside, nos traz uma história maravilhosa, de forma delicada e poética. Ada é uma garotinha de 9 anos que vive com sua mãe (ela só se refere a mulher como "A Mãe", sempre com M maísculo) e seu irmãozinho Jamie. Ela nasceu com o pé torto, e por isso sofre com a ira da mãe que a nunca deixa sair do apartamento nem ao menos para usar o banheiro. Ir a escola? Pior ainda. A garota passa o dia em frente a janela, apenas olhando as pessoas indo e vindo. E se desobedecer a alguma ordem da mãe, é trancafiada em um armário úmido, cheio de baratas, até o dia seguinte. Um verdadeiro pesadelo para qualquer pessoa, não é mesmo? Mas Ada Smith não é qualquer pessoa.
As vezes eu sentia muita raiva de tudo aquilo que não sabia.

A única esperança surge quando a cidade decide evacuar todas as crianças para o interior, temendo o bombardeio alemão. A Mãe os proíbe de ir, mas Ada, que ficou dias treinando andar mesmo sem tocar o pé ruim no chão, carrega seu irmão até a estação e embarca.
Sendo as últimas crianças restantes para serem escolhidas pelos tutores provisórios, Jamie e Ada são levados a casa de Susan Smith. Uma moça que a princípio, nunca quis filhos ou pessoas com quem se importar e cuidar, mas acaba se afeiçoando demais as crianças. Elas, que nunca tiveram amor materno, se sentem totalmente protegidas e aprendem que há uma vida além daquele tormento em que viviam.
Há coisas piores que bombas.

A história toda é narrada por Ada, e é impressionante como isso tudo pode emocionar. Pra começar, como não ia a escola nem saía do quarto, ela não sabe o que são coisas simples, como torneira, descarga, ou até mesmo grama! E conforme ela descobre novas palavras e tenta explicar ao leitor o que elas significam, nós ganhamos uma dose de poesia a cada tentativa.
Um novo e desconhecido sentimento me preencheu. Parecia o mar, a luz do sol, os cavalos. Parecia amor. Vasculhei minhas idéias e encontrei o nome: Felicidade.
Nem existem palavras pra dizer o quanto eu amei tudo. Os personagens, o jeito como demonstram o terror da guerra vista por uma criança. As sensações inéditas descritas através de palavras escolhidas. Esse livro está muito mais do que recomendado! Um dos meus favoritos, sem dúvida. 💜



Adoro esse gênero, como disse algo me atrai nessas narrativas ambientadas durante a guerra, ou desastres acho que as mensagens por trás delas são sempre muito fortes! Adorei sua resenha, eu ja queria ler esse livro antes e agora mais ainda.
ResponderExcluirOlá! tudo bom?
ResponderExcluirNossa esse livro é um que sempre ouço elogios, parece ser maravilhoso, e morro de vontade de ler, mas tenho receio, só de ver a sinopse e as resenhas pendo no tanto que me abala seu tema.
Beijos.
Olá
ResponderExcluirEu realmente gosto muito de livros ambientados em guerra, pós guerra e afins. É uma temática muito complexa e aberta a discussões. Enfim, sobre esse livro eu não o conhecia, pelo menos não lembro de ter lido nada a respeito, mas adorei poder conferir suas impressões. Pelo que pude compreender, emoção é que não falta nesta história né, mas isso já é mesmo de se esperar, e eu adoraria poder ter a oportunidade de conferir também. Obrigada pela indicação!
Beijos, F
Amei a resenha, e a forma que você encontrou para falar do livro! E eu estou realmente curiosa para saber mais sobre essa história que parece ser super interessante e reflexiva, do jeitinho que eu gosto.
ResponderExcluir- Lari:http://porvarioslugares.wixsite.com/porvarioslugares
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirAmei demais sua resenha <3 Comprei esse livro recentemente pela capa (confesso) e já estava louca para lê-lo pois, assim como você, sou apaixonada por livros que se passam nessa época. Além de uma homenagem, é importante que histórias sobre esse período sejam contadas repetidas vezes para que não voltem a acontecer, não é verdade?
E esse livro parece trazer uma escrita cativante e poética, enquanto Ada descobre os pequenos detalhes da vida em meio a uma guerra.
Mal posso esperar para conferir esta história!
Beijos!!
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirJá conhecia o livro e tenho muita vontade de ler. Gosto muito de livros que são ambientados em guerras, que por si só acabam tornando a leitura um pouco sensível e saber que Ada é uma garota de apenas 9 anos que sofre assim com a ira de mãe já é mais tocante/revoltante ainda.
Acredito que essa obra seja bem sensível mesmo, adorei saber que os irmãos acabam ganhando o fato de uma mulher, mesmo que antes ela não quisesse.
Com certeza vou ler esse livro.
Esse livro é muito lindo mesmo, eu me apaixonei pela leitura!
ResponderExcluirBeijos
Mari
www.pequenosretalhos.com
Oiiii, menina, esse livro tá sendo muito sucesso, já é a terceira resenha que leio essa semana hehe. Gosto da premissa e de todo o contexto que envolve essa trama e o melhor, é vem que é uma edição da DarkSideBook. Bjs
ResponderExcluirEu sou perdidamente apaixonada por esse tipo de livro, confesso para ti que nao pensaria duas vezes a não ser me aventurar nessa fantasia e conhecer melhor os personagens, ótima resenha.
ResponderExcluirBeijinhos
Eu já conheço o livro, e já outras resenhas positivas sobre ele. O que me chamou atenção neste livro foi justamente o olhar de uma criança para a guerra.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Pela sua resenha me pareceu ser uma leitura leve,bem inocente,eu comprei esse livro,mas ainda não o li,fiquei mais animada ainda para ler ele! Sem falar que o olhar de uma criança sobre a guerra deve ser tocante,tudo ser visto com tamanha pureza sem noção do que esteja acontecendo.
ResponderExcluirAinda não tive a oportunidade de ler o livro, mas já sei que vou amar. É o tipo de história que emociona e nos faz pensar, mesmo sendo contato de forma leve. Estou ansiosa pela experiencia.
ResponderExcluirBeijos
Olá! Essa é uma leitura que farei esse ano! Essa sinopse é de arrasar e a história de destruir o coração. Também gosto de histórias passadas nesse período, a edição da DarkSide está linda né. Beijos!
ResponderExcluirOlá vi esse livro outro dia na livraria e me apaixonei, virou meu sonho de consumo, e essa história parece ser encantadora. Amei sua resenha. Bjs
ResponderExcluirwww.livrosemretalhos.com.br
Olá,
ResponderExcluirO livro me interessou bastante por causa de suas impressões do mesmo. Você passa muita convicção ao falar dele e eu fiquei interessada pela estória, ainda mais quando as crianças passam a ser amadas e protegidas por Susan. Quero muito poder lê-lo algum dia.
Eu não curto muito histórias ambientadas na época das grandes guerras (nem nas pequenas para ser sincera), mas essa é diferente, fiquei extremamente comovida com todo o enredo, que sofrimento essas crianças passavam aos cuidados da própria mãe, é tão irônico e triste eles terem encontrado o amor em um lar de estranhos, não é? Fico feliz por isso, e curiosa para saber o que aconteceu depois, se ela continuou com a nova família ou se tiveram que voltar para casa da mãe. Quanto a edição não tenho dúvida de que seja magnifica, afinal a darkside arrasa, não é mesmo?
ResponderExcluirBeijos!
Oi querida,
ResponderExcluirjá li muitas resenhas desse livro. Mas ainda estou protelando...
Gostei muito do cenário que usaram, a história é muito inovadora com a Ada e seus fantasmas interiores, e sem falar nessa capa extremamente linda. Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, eu fiquei muito curiosa para saber mais sobre a trama e espero poder acompanhar o desenvolvimento dessa história.
Beijoss, Enjoy Books
Olá,
ResponderExcluirEu fico pensando o quanto deve ser intenso ler esse livro, pois já é difícil ler livros sobre guerras com protagonistas adolescentes/adultos, imagine com crianças envolvidas. Estou lendo muitos comentários positivos sobre essa obra, e sinto o desejo de conhecer essa história também, porém não leio livros no hype, por contas das expectativas que rodam esses livros. Enfim, anotarei a dica! Essa edição da Darkside tá um arraso!!
Olá!
ResponderExcluirDesde que a DarkSide anunciou esse lançamento, fiquei com vontade de fazer a leitura, mas faltou oportunidade.
Fiquei contente que você tenha gostado da leitura e por conhecer a história pelo seu ponto de vista.
Achei muito curioso essa questão de Ada não saber não saber como fazer as coisas mais simples da vida.
Vou super anotar a dica.
Beijos
Oii!!!
ResponderExcluirEstou com muita vontade de ler esse livro. A sua resenha foi a primeira que li sobre ele. A capa já havia me encantado e saber que se trata de uma história que se passa na época da guerra, já chama a minha atenção. Eu gosto de ler livros sobre a época da guerra, mesmo sabendo que vou ficar arrasada. Gostei muito da resenha, despertou ainda mais a minha curiosidade.
Beijos
oi
ResponderExcluireu achei esse livro só pelo que você falou triste e emocionante.
Deve ser uma historia que faz você refletir muito , sem falar que darkside sempre arrasa na edição
então livro já vai para minha wishlist.
Ooi,
ResponderExcluirAo contrário de você não sou muito chegada a livros com essa temática. Livros ambientados em tempos de guerra mexem muito comigo. A capa desse livro sempre me deixou muito curiosa mas até agora não sabia do que se tratava o enredo. Ada parece ser uma personagem muito forte e que passa por muitas dificuldade, não sei se lerei mas com certeza fiquei curiosa.
Corujas de Biblioteca
Oie
ResponderExcluireu vi a edição numa livraria e fiquei apaixonada pelos detalhes, muito legal sua resenha, e espero muito poder ler em breve e adorar, amei a história
beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi Jessica, como está?
ResponderExcluirAté o momento eu só tinha visto posts sobre o lançamento e tinha uma ideia sobre a trama, mas não achei que era tão intensa! Eu juro que não sei se fico indignada pela louca da mãe da Ada fazer o que fez ou se feliz porque a menina encontrou a felicidade ou ambos!
A edição tá nada menos que estupenda!
Abraços e beijos da Lady Trotsky...
http://rillismo.blogspot.com
Oi!
ResponderExcluirQue linda história!
Imaginava que o contexto desse livro era completamente diferente, mas pela sua resenha me apaixonei completamente, principalmente ao saber que Ada vai encontrar o amor de uma mãe em uma desconhecida que nunca quis filhos.
Pelo jeito é um livro muito emocionante (além de lindo)
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirQue resenha maravilhosa, eu conhecia bem pouco da obra, mas já vou sair daqui e ir comprar agora mesmo!
Um beijo.
Dark como sempre arrasando em sua capas. Essa está digna de se ter na estante, achei muito linda e amei a combinação das cores. Não imagino tudo o que Ada passou nesse período, e com certeza essa garotinha trará muita emoção e intensidade a narrativa. Adorei a dica. Anotada.
ResponderExcluirBjim!
Tammy
Olá!
ResponderExcluirAmo as edições lindas da DarkSide. Mas a primeira vista quando soube que teria como pano de fundo a guerra, já não quis, pois fico mal com livros assim, mas ando pensando em engolir e ler essas história que com toda certeza são lindas e tem muito a nos ensinar. Gpstei muito de saber sobre esse livro, essa é a primeira resenha que leio do livro e já fiquei bem curiosa, vou colocar na lista de desejados. Sua resenha me deixou com muita vontade de ler essa história.
Beijos!
http://blogdatahis.blogspot.com.br
OI, tudo bem?
ResponderExcluirSabe que eu já ouvi falar muito desse livro, até sempre senti uma certa vontade em ler ele, mas não sabia exatamente do que se tratava. Adorei ver a sua resenha e descobrir que ele é um livro marcante que trás uma mensagem boa. Eu sou suspeita de falar pois amo livros assim, e sua resenha está muito bem escrita e fiquei com mais vontade de ler ainda. Com toda certeza lerei em breve.
Beijos
http://www.oteoremadaleitura.com/