Poderosa 5

Resultado de imagem para poderosa 5  Quem lembra daquela releitura marota que eu estava fazendo da minha primeira série? Pois é, Poderosa, escrita por Sérgio Klein, acaba aqui nessa resenha, no livro 5! Pra quem não sabe, o autor faleceu em 2010 😢 Apesar de termos o livro 6 (que lerei em breve e será uma leitura inédita para mim), esse é o ultimo que foi escrito por ele. Aqui você pode conferir as resenhas os livros anteriores: 


  Bom, é quase impossível contar um pouco sobre o quinto livro de uma saga sem um spoiler básico dos outros livros, mas vou resumir basicamente o que aconteceu até aqui: Joana Dalva tem o poder de transformar aquilo que escreve em realidade. Com esse poder já ajudou muita gente, já fez muita burrada também, mas no fim tudo deu certo até agora. Assuntos bem importantes foram tratados em um livro considerado infanto-juvenil, e eu considero isso um ponto extremamente positivo. Agressão, feminismo, violência doméstica, preconceito, e etc. 
  Em Poderosa 5, tratamos também de um assunto delicado. Logo no início do livro, uma garota está sentada na sacada de sua janela, e se joga em uma possível tentativa de suicídio. Seu "padrinho", um homem estranho chamado Guru, diz que foi apenas um tropeço e que ela está bem, assim como todas as suas outras meninas. O que levaria uma garota da idade de Joana Dalva tentar se matar? Também nessa obra, conhecemos um personagem novo chamado Ivan: Um garoto forte, coberto de tatuagens e que tem um dom para conquistar as garotas, e aparentemente, ficou amarradão em Joana, mesmo depois dela deixar BEM claro que tem namorado e não está interessada. Isso entre outras diversas situações que Joana enfrenta: Sua vó e seu vôdrasto estão pensando MESMO em ter um filho? Como isso iria funcionar? E seu pai e sua mãe andam muito juntos ultimamente. Será que seria possível uma reconciliação?

E você, Joana Dalva? Usa mais a cabeça ou o coração?
Resultado de imagem para girl thinking gif
  Infelizmente, aquelas repetições continuam presentes no livro, ao decorrer de toda obra o autor se sente pressionado a relembrar o leitor de quem é quem, e para aqueles que acompanham a história desde o primeiro volume, isso fica bastante cansativo. Mas eu achei o final muito gratificante, e até mesmo o considero como "oficial", pois na minha época (falou a menina que tem idade pra ser a vó Nina) foi o que deu conclusão a minha série de livros favorita. Um adendo: Em cinco livros (e eu nunca havia percebido antes), o autor não faz menção a NADA sobre a aparência de nenhum personagem, sem ser os caricatos, como Danielly (Loira, com piercings), ou Apolo. Não há nenhuma menção se Joana é loira, morena, com cabelos longos ou curtos... Eu acho que Sérgio fez isso propositalmente, para que cada criança pudesse imaginar como quisesse, sem restrições. E achei o máximo poder perceber isso agora! 
 Estou com receio de ler o sexto livro, pra ser bem sincera, por não ter sido escrito pelo mesmo autor dos outros 5. Mas é claro que não vou resistir a uma história inédita da minha heróina de infância, né? 

13 comentários:

  1. Pois é, eu sei como é quando o autor fica relembrando as coisas dos livros anteriores porque tem uma saga que leio que é assim e isso me irrita mas achoque isto é feito porque se pensa que quem não leu os outros vai descobrir desta forma, mas cara, é uma saga, a pessoa tem que ler corretamente, né?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jéssica!
    Eu já vi essa série em alguma livraria, mas nunca tinha me dado conta do que realmente se tratava. Uma pena o autor ter falecido. Eu sinto um aperto no peito quando lembro de alguns autores que gosto que já se foram.
    Gostei bastante da resenha - e você não mencionou nenhum spoiler, pode ficar tranquila rsrs. Como se trata de um livro mais infantil, não sei se o leria no momento, mas vou dar essa dica para minha irmã que tem uma filhinha. ;)
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é :( Por isso sempre elogio e enalteço aqueles que gosto e estão pro aqui pra ouvir os elogios ^^ Ai, eu morro de medo de soltar spoilers sem querer, credo. Hahaha

      Excluir
  3. Olá,
    Eu li até o livro 3 e pretendo acabar, por isso, confesso que apenas fui batendo o olho quando vc disse sobre a questão de spoilers, agradeço por isso e entendo que é algo quase impossível em uma série mesmo.
    Eu não sabia que ele havia falecido. Espero que a personalidade não se perca.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quando se passa de dois livros é difícil resenhar sem contar muito! Haha

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia essa série, mas, no momento, não me interessei muito em ler. Especialmente, acho que me incomodaria muito isso do autor repetir quem é quem, odeio quando fazem isso em séries. Por outro lado, achei bem legal ele não descrever os personagens fisicamente, deixando o leitor livre para imaginá-los como quiser. Acho que isso não apenas dá mais liberdade para quem está lendo, como ainda facilita a identificação do leitor.
    No momento, eu não pretendo ler essa série, mas adorei conferir sua resenha. E acho que você deve ler o sexto livro mesmo, mas sem muita expectativa, para não correr o risco de se decepcionar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu odiava também, mas comparado ao livro 6 quej á li e já odiei, eu até senti falta de escrita do Sérgio :(

      Excluir
  5. Oie!

    Acho que ja disse umas mil vezes aqui que essa serie de livros nunca despertou meu interesse ne? Mas infelizmente é verdade, fico Feliz que esteja relendo todos e gostando, mesmo com os pontos negativos que você nos apontou na resenha!

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Hey!
    Já está no 5º livro? Ainda não li nenhum deles, mas me sinto convencida a ler, pois eles tem uma premissa interessante. É uma pena que tenha tanta repetição assim, isso me irrita, mas também é muito bacana essa sacada do autor de ter escrito personagens sem características para que pudéssemos imaginá-los.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Nunca li os livros mas confesso que sempre tive muita curiosidade. Acho bem chato isso do autor ter que frizar o nome dos personagens e acontecimentos, e levo em consideração que é o quinto livro acho que não precisaria mais né ahhahah Achei bem legal essa sacada dele de não descrever, essa é uma das razões pelas quais odeio rosto em livros, quase sempre tem nada haver com os persongens descritos.

    Bjão

    ResponderExcluir
  8. Acho bem legal a proposta da releitura depois de anos. Como você mesmo reparou, nota-se mais detalhes que outrora não foi possível. Eu conheci essa série pelas suas resenhas, do livro 1 se não me engano. Uma pena o autor ter falecido, eu ficaria com os dois pés atrás, mas no final, também não resistiria e a curiosidade seria maior.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  9. Oie!!!

    Essa é uma série bem conhecida, né? Me lembro dela na minha adolescência, mas nunca tive o interesse de ler, achei muito interessante reencontrar ela depois de todo esse tempo e como assim o sexto livro não foi escrito pelo mesmo autor?

    Sério?

    beijos!!

    ResponderExcluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.