O diário de Anne Frank - Em quadrinhos

Resultado de imagem para o diario de anne frank hq  Eu tô meio louca por Hq's ultimamente? Sim, talvez eu esteja. Esse gênero é novo pra mim, mas me encanta cada vez mais! Principalmente quando publicam uma com algum tema que gosto muito, como nesse caso: Anne Frank.
  Essa garota me inspira. Tanto pela sua história, quanto pela sua esperança e habilidade de ver as coisas boas em meio a tanta tragédia e medo. A graphic novel é um resumo de seu diário, conhecido mundialmente. Ainda vou resenhá-lo para vocês, é que a última vez que li ainda era muito nova, e acho que se eu ler agora, adulta, ele terá muito mais significado. Para quem não sabe, Anne Frank era uma garotinha que tinha o sonho de se tornar jornalista, pois sempre amou escrever. Mas seu futuro foi totalmente alterado graças a 2ª Guerra Mundial, quando sua família se refugiou em um abrigo junto com outras pessoas que também fugiam do temido destino que os judeus encontravam no governo de Hitler. Graças aos seus registros no diário, podemos acompanhar como era o dia a dia no abrigo, quais eram as dificuldades, até o dia em que, infelizmente, eles são denunciados e levados para o campo de concentração.
  Uma das coisas mais legais sobre essa edição é que ela foi ilustrada por uma brasileira! Mineira, para ser mais exata. Mirella Spinelli fez um trabalho incrível nessa obra, apesar da capa ter esse tom mais escuro, por dentro os traços são delicados e remetem muito a aparência real das pessoas retratadas. Achei um quadrinho em especial muito importante, em que Anne fica em pânico pela primeira vez, e o desenho muda drasticamente, remetendo a aquele frio que a gente sente quando fica com medo, sabe? 

Será que que alguém se interessará em ler os pensamentos de uma menina de 13 anos?
Resultado de imagem para anne frank

  Eu indicaria essa leitura (tanto o livro, quanto a HQ) para que fosse obrigatória. Anne sonhava com o dia em que poderia sair na rua livremente, ir a escola, viver uma vida que muitos hoje tem e não dão valor. Ela diz que gostaria de viver após sua morte, e com certeza vive, em seus escritos e pensamentos tão otimistas de uma garotinha de 13 anos. Cada filme, livro, documentário, é uma maneira de homenagear sua curta existência, e todos os ensinamentos que ela pôde nos trazer. Deixo aqui meus parabéns a Editora NEMO pela brilhante publicação.

O difícil deste período é que os sonhos florescem dentro de nós e depois são destruídos pela terrível realidade. É realmente estranho que eu não tenha abandonado meus ideais e meus sonhos, porque eles parecem tão absurdos, irreais, praticamente impossíveis.



15 comentários:

  1. Olá!
    Muito se fala da Anne Frank, mas não tive oportunidade de ler a obra. Sem dúvidas deve ser aquele tipo de leitura que esbanja sentimento e pesar. Afinal, viver em uma época tão difícil, querer expor seus pensamentos, fora as represálias não deve ter sido fácil.
    Adorei a dica.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Acho super estimulante o fato de a história de Anne Frank ter acontecido há décadas atrás e até hoje ela é lembrada com muito carinho! Infelizmente ainda não consegui ler sua obra mas fiquei bem curiosa, tanto com o livro, quanto com o quadrinho. Espero conseguir ler em breve.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, todo mundo deveria ler a história dela uma vez na vida.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?

    Vejo muitas pessoas indicarem leituras de Anne Frank, mas ainda não tive a oportunidade. Tudo é relacionado a ela, venho anotando pois quero muito aprender mais sobre ela. Não sabia que tinham feito até uma HQ dela, e com certeza anotei essa dica também. Espero que em breve possa leituras sobre essa menina fantástica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. A editora Nemo sempre faz um trabalho muito bem feito quando se trata de adaptações, não é? ♥
    Ainda não li O diária de Anne Frank, mas concordo que deveria ser leitura obrigatória. Tenho que me redimir quanto a isso.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. HQ também é novo pra mim e eu recentemente comprei um do meu livro preferido: “Os miseráveis”
    Mas eu não li Anne Frank e nem sei se leria, agora... em quadrinho talvez eu pudesse apreciar mais.
    Grata pela sugestão!
    Beijo!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu sempre quis ler o Diário, mas nunca tive peito para isso... este tipo de livro me deixa muuuuuuiiiiito triste. Quem sabe eu não animo ler a HQ? Tenho certeza que vai ser um trabalho menos penosa. E, claro, uma ótima oportunidade de conhecer minha conterrânea, Mirella Spinelli :D

    ResponderExcluir
  7. Eu estou louca por essa graphic novel desde o lançamento. A história do livro é muito linda e tocante. Sempre acreditei ser um livro necessário para todas as idades. E posso estar enganada, mas com essa versão, talvez seja mais fácil apresentar o livro as pessoas mais novinhas.
    Achei incrível saber que o livro foi ilustrado por uma brasileira, não sabia mesmo disso. Dá um orgulho, né!?
    Adorei, beijos.

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Jéssica, tudo bem?

    Desde que soube sobre o lançamento desta HQ, estou louca para lê-la, pois tenho certeza que irei adorá-la. Eu sou completamente apaixonada pela história da Anne Frank e leio-a todos anos, desde os 13 anos, lá se vão 8 anos. A Anne nos ensina muito neste período que fica presa e a esperança dela é algo que nos emociona.
    O fato dos quadrinhos terem sido ilustrados por uma brasileira é fantástico e me deixa mais animada. Já quero!

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Esse edição do Diário de Anne Frank deve estar para sair em Portugal dentro de pouco tempo... Estou super curioso para ter ela na minha biblioteca!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, um dos livros mais marcantes de toda a História, excelente escolha. Parabéns.
    Fico me imaginando a vida nos países do Oriente Médio, que vivem em constante Guerra e também sofrem com o Terrorismo, triste realidade.
    Emerson Lemes.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho o livro em edição normal e até iniciei a leitura algum tempo atrás mas precisei pausar a leitura para priorizar os livros de parcerias. Queria muito ler a HQ, sei que seria bem mais rápido e prático mas como não tenho o exemplar em mãos pretendo retomar a leitura que já deveria ter finalizado. O pouco que já li me leva a concordar com suas impressões;

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.