A 5ª Onda

Resultado de imagem para a 5ª onda  Vamos pra terceira resenha do ano? Em 2018, eu resolvi seguir o desafio literário (maravilhoso) da Skoob. Ele se consiste em ler um tipo de livro diferente a cada mês, e é separado desde gênero até características da obra (escrito há tantos anos, etc).  
  O desafio de janeiro é ler um livro com o gênero de ficção científica, e o meu escolhido foi "A 5ª Onda", de Rick Yancey. A edição maravilhosa da editora Fundamento conta a história de Cassie, uma garota que vivia uma vida normal, com seus pais e seu irmãozinho, na sua escola comum, problemas normais de uma adolescente. Até que a 1ª onda começa. 
  Os jornais e a televisão só falam sobre isso: O ataque iminente de seres extra-terrestres contra a população humana. Por um bom tempo nada acontece, até que toda a energia acaba. Carros, aviões, celulares, televisores, todo e qualquer meio eletrônico se torna inútil. A 2ª onda destruiu um quarto da humanidade através de terremotos, maremotos e desastres naturais, acabando com cidades inteiras de uma só vez. Mais cruel de todas, a 3ª onda se instalou através da contaminação. Um vírus que mata as pessoas, fazendo-as sangrar de dentro para fora, se afogando no próprio sangue, e acabando mais ainda com os poucos sobreviventes. Invadindo campos de refugiados, disfarçados de humanos, a 4ª onda se dá com a invasão. Não sabemos quem é humano, e quem é um dos outros. E a 5ª onda? Esse é o mistério.

Desistir de ter esperanças mata antes que você morra. Muito antes de que você morra.
Resultado de imagem para the fifth wave gif

  Cassie sobreviveu as quatro ondas, com regras que ela precisou desenvolver e aprender. Ela não é uma atiradora excepcional, nem uma corredora extremamente rápida. Mas é muito inteligente, pensa como eles, e antecede toda e qualquer ameaça antes que a mesma a atinja. Uma protagonista forte, porque precisa cumprir a promessa que fez a alguém. Seu irmãozinho, Sammy. Ela precisa encontra-lo, onde quer que ele esteja, pois sua vida depende disso.
  A leitura é muito fluída, e os capítulos são divididos entre os demais personagens. Tem bastante referências de Star Wars, até mesmo pela temática do livro, pois é quase impossível viver um ataque alienígena sem se lembrar de alguns detalhes reproduzidos em filmes, né? 
  A maneira como as histórias se entrelaçam, e os personagens vão se encontrando, é muito bacana! Eu adorei a narrativa, engoli o livro, e olha que eu nunca havia lido nada do gênero. Realmente, esse desafio nos provoca a ler coisas que normalmente adiaríamos! Recomendo muito essa leitura, e agora quero muito assistir o filme :3 

Antes de achar você, pensei que a única forma de me manter inteiro era encontrando um motivo pra viver. Não é assim. Para continuar inteiro, é preciso encontrar alguma coisa pela qual se está disposto  a morrer.

Resultado de imagem para the fifth wave gif

  O final desse livro deixa uma abertura para o próximo, e eu tô maluca pra ler! É uma trilogia, e eu espero mesmo que os dois livros a seguir sejam tão bons quanto o primeiro! 
  

31 comentários:

  1. Eu não li esse livro, somente assisti o filme o que me deu um belo banho de agua fria, pois pelo filme eu achei tao sem ação esperava mais...porem acho que quem vai me trazer isso será o livro mesmo. Vou coloca-lo na minhas proximas compras, agora me assustei ao saber que é uma trilogia o filme não deixou entrada nenhuma para alguma continuacao pelo menos eu nao senti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, eu queria muito assistir o filme, mas tô ficando com medo hahaha

      Excluir
  2. Olá,

    Ainda não fiz a leitura dessa obra e também não assisti ao filme, mas fiquei sabendo que é muito bom e, além disso, uma história muito surpreendente e empolgante. Ao fazer a leitura da sua resenha eu me recordei de assistir ao filme, pois está na minha lista de desejados e caso eu gostei, irei adquirir um exemplar da obra. Amei a sua resenha, muito boa mesmo! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o filme só, ainda não li o livro. Acontece que o filme foi um pouco decepcionante, achei que fosse ser bom, mas achei bem fraquinho. Eu tenho por mim que o livro seja melhor, só que o estrago já tá feito. Eu to com um pezão atrás. Você já viu o filme? Se não viu, quando ver me fala o que você achou? Se foi uma adaptação boa ou não?

    Beijin,
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  4. Nunca li o livro e nem mesmo vi o filme e nem sabia a exata premissa dele, mas parece ser muito bom, angustiante também. Como não tenho o livro vou dar uma olhadinha no filme e olha que nem fazia ideia que o livro era uma trilogia rsrs, totalmente por fora.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, que bom saber que sua experiência com o livro foi tão boa. É um livro que quero ler já faz algum tempo, pois fico bem curiosa com esse cenário distópico e essa coisa das ondas de destruição. Ótima resenha.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Não li o livro, apesar de ter tido o interesse de ver o filme e não sei porque não assisti. Acho que simplesmente deixei passar. E agora coloquei o livro novamente na minha lista de leitura, vou comprar em ebook para ler mais rápido. Adorei sua resenha, ainda mais com os gifs do filme! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?

    Eu ainda não li esse livro e, consequentemente, não vi o filme. Parece algo que eu gostaria, ainda mais com as referências à Star Wars. Achei que a Cassie uma personagem, pelo que você descreveu, então acredito que eu gostarei dela. Ainda mais que ela está tentando encontrar o seu irmãozinho e foi esperta o bastante para aprender esse novo mundo e sobreviver a ele!
    Acredito que só conseguirei ler quando tiver a trilogia completa em casa, já que você disse que ele deixa em aberto, não aguentaria de ansiedade para saber o final logo, rs.

    Enfim, adorei a resenha e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Eu assisti o filme e achei a trama central maravilha, tem aquela tensão toda que deixa o telespectador atento a cada mudança de cena. Quero ler o livro inclusive tinha colocado ele para um projeto de leitura que pretendo fazer no meio do ano. A premissa da história é maravilhosa e creio que se gostei do filme com toda certeza irei gostar do livro que vira cheio de detalhes e coisas a mais que não tivemos a oportunidade de vê nas telonas. Amei sua resenha, Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu quero esse livro desde que o filme lançou,mas nunca li.Quando queria comprar o preço estava lá nas alturas,então...
    É um livro que deve pirar o leitor logo com essa ideia de ondas e qual será a próxima.
    Sua resenha me deixou mais curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiie
    Que resenha linda, adorei! Já quero muito ler, espero gostar também. O filme deve ser ótimo também, só pelo fato de ter a Chloe Moretz no elenco kkk ADorei o post.
    Bjos, Byaa! 💋

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro ficção científica e já ouvi falar muito do livro. Sua resenha só veio me lembrar o quanto esse enredo tem tudo para me conquistar. Parabéns pela resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  12. Olá Jéssica, tudo bem?

    Menina, ou eu to muito cherada de pão de queijo, ou eu já vi esse filme/ li esse livro. O problema maior é que não tenho ele no Kindle, tampouco aqui em casa. Jesus amado. Eu lembro tão bem dessa história que agora eu não sei o que fazer hahaha. Sério que ele é ficção científica? Parece também um pouco distópico...

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  13. Eu não vi o filme também, porque quero ler a obra, fico feliz em saber que você gostou e que a leitura fluiu bem, não é o meu gênero favorito mas vejo tantos comentários positivos a respeito que fico cheia de vontade de ler.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    Eu nunca consegui ver esse filme até o fim. Sempre que passa na TV eu não consigo pegar do começo, ou nunca consigo ver o final. Ele parece ser legal, pelas cenas que assisti, até que consegue prender a atenção de quem está assistindo.Vou tentar assistir assim que der. Espero que dessa vez eu consiga de do inicio ao fim.

    ResponderExcluir
  15. Estou querendo muito ler esse livro, adoro enredos do tipo. Já ouvi falar tão bem dessa obra que impossível não querer ler. Só não sei quando vou conseguir ler ele.

    @segredosdetinta

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Tudo bem?
    Eu li esse livro tem um tempo já e eu confesso que não gostei muito. Achei tudo mais do mesmo e muito parecido com outros livros que já li do gênero. Ainda não peguei a continuação para ler, mas quem sabe esse ano. E que bom que está seguindo o desafio do skoob, espero que encontre livros muito legais através dele :)

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Ooi,
    Eu assisti ao filme, eu acho, mas não lembro de ter me interessado muito. Estou meio que fugindo de trilogias do gênero então vou deixar a dica passar!

    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  18. Eu tentei assistir o filme e dormi duas vezes, então deixei esta história de lado. Mas sempre tenho vontade de ler o livro porque acho que pode me prender mais porque a premissa é bem interessante.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Eu não tive a oportunidade de ler ao livro ou assistir ao filme dessa obra. Mas confesso que fiquei bastante curiosa com tudo que ouvi e li sobre ambos. Hoje em dia não tenho mais interesse na trama, mas gostei muito de acompanhar seus comentários. E boa sorte com o projeto!

    Ingrid Cristina
    Blog Catarse Literária

    ResponderExcluir
  20. Eu queria muito ler esse livro, na época que lançou eu estava bem animada com a premissa, daí um amigo do meu marido assistiu o filme e deu um spoiler pra ele, e ele me deu um spoiler achando que eu já tinha lido, daí eu desanimei hahaha
    Mas quem sabe um dia eu esqueço esse detalhe e leio esse livro

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu jurava que já havia assistido ao filme, mas me equivoquei, ele é muito parecido com um filme que eu assisti há um tempo atrás.
    Como eu sou apaixonada por distopias, com certeza irei assisti-lo, mas não tenho grande curiosidade a respeito do livro.

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bom?
    Confesso que este não é um gênero que me enche os olhos, já que não costumo ler ficção científica, mas curti saber o quanto gostou e o quanto ficou presa na leitura! Adorei saber sobre a narrativa fluida e sobre as referências de Star Wars! Já anotei a dica ^^ espero que continue gostando tanto do próximo livro quanto gostou deste ♥
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Olá.

    Já assisti o filme baseado nesse livro e não gostei muito não. Mas quero da uma chance pro livro, pois sei que nem todas as adaptações transmitem tudo que se passa no livro. Parece ser um livro com muita ação e várias cenas tensas. Fico feliz q vc tenha gostado e espero q vc goste dos outros também. Vou ler o livro mais p frente, com certeza!

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá Jéssica!
    Adoro esses desafios e essas oportunidades que temos de ler livros que não leríamos por conta própria. Eu tenho muita vontade de ler essa série, mas quero ter todos os livros em casa, pois dizem que é muito viciante essa leitura. Eu gostei muito da personalidade da protagonista e achei ela bastante inteligente também.
    Vou super anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oiee!!!
    É tão bom quando um desafio nos induz a fazer uma coisa que não estamos acostumados e no fim o balanço é extremamente positivo, né?
    Confesso que ficção científica também não é muito a minha praia e eu não sou aquela pessoa que curte muito extra terrestres, mas desde o lançamento do filme eu fiquei empolgada para ler o livro e a sua resenha me deu mais um empurrãozinho em direção a essa série.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.