A bela e a Fera

Resultado de imagem para bela e a fera livro  Sentimentos são, fáceis de mudar... É claro que você sabe da onde vem essa música. Toda criança já ouviu, mesmo que não curta muito Contos de Fadas. Eu adoro, e por isso não pude resistir a ler o livro que conta a história de um casal tão incrível e diferente como a Bela e a Fera. 
  Baseado no filme, essa obra pode ser lida em apenas um dia, de tão curtinha. Tem por volta de 200 páginas, e infelizmente não supriu minhas expectativas. Quando leio algo que virou filme, é sempre bacana assistir pois gosto de ver se vai ser do jeito que imaginei. Mas esse é o primeiro livro que vejo baseado em um filme, e eu simplesmente sou apaixonada pelo longa! Não vou me demorar muito na história em si, pois todos a conhecem bem, então destacarei apenas os pontos chaves da escrita.
  A narrativa é feita na terceira pessoa, alternando entre os personagens principais, assim como as cenas do filme. Aí está a primeira coisa, rs. Não teve nada de novo! Por exemplo, enquanto Bela está em casa, esperando pelo pai, ele está preso. Eu gostaria de saber como foi o curto período em que ele ficou preso, se a Fera disse algo a ele, coisas do tipo, entendem? Mas como seguiu exatamente a linha de pensamento do filme, temos apenas aquilo que já nos foi apresentado, até menos. Eu também esperava mais detalhes, pois gosto bastante de ler coisas que posso não ter percebido nos filmes, mas também não aconteceu, e eu fiquei naquela expectativa. 
  Pontos que são mega importantes no filme, e bem representados, não tiveram tanto destaque na narrativa, como o feminismo, o fato de Lefou ser gay (as cenas dele que demonstram isso não foram nem colocadas!), a maneira que Bela era discriminada apenas por ler, em uma época que meninas não tinham esse direito... Várias coisinhas assim foram totalmente ignoradas, e se a pessoa não tivesse assistido o filme antes, perderia totalmente o sentido. 

A cada momento e aventura que eles viviam juntos, Bela ficava mais confortável na presença da Fera. Ela não estremecia mais quando ele a tocava acidentalmente com a pata.

Imagem relacionada

  As músicas foram colocadas como parte da narrativa, de forma que nem percebi no começo. Mas fora isso, acabei achando melhor ver o filme do que ler. Talvez seja indicado para crianças no começo da leitura, para que leiam e depois assistam o filme... Para quem já assistiu, continuem com o filme mesmo, pois a magia dessa narrativa se deve aos detalhes, e as telas cumpriram seu papel muito bem nesse quesito. A edição e capa estão lindas, capítulos curtos e bem espaçados. Encontrei alguns errinhos de revisão, mas nada muito grave. E é isso, galere! 

Resultado de imagem para beauty and the beast  gif
  

19 comentários:

  1. Oi Jéssica, eu sou apaixonada por contos de fadas, tanto os originais dos irmãos Grimm, quanto os da disney. Pela tua opinião, deu para perceber que neste caso, o filme foi melhor que o livro, coisa rara. Eu ainda não assisti o filme, mas quero muito, "A bela e a fera" é uma de minhas fábulas favoritas, talvez pela protagonista ser leitora...
    Gostei de saber da tua opinião sobre o livro e as observações sobre o filme.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito! Eu acho que tanto nesse caso, quanto os livros do Sparks! Prefiro bem mais os filmes, rs

      Excluir
    2. Ah, e eu tenho uam resenha sobre o filme também! Pode conferir aqui: http://viveremdoismundos.blogspot.com.br/2017/06/a-bela-e-fera-2017.html

      Excluir
  2. Eu amo Bela e a Fera. Eu não sei se você conhece, mas a Zahar tem o livro com os contos originais, eles - definitivamente - são bem diferentes da adaptação da Disney, daí, cê terá algo novo com certeza.

    Como o livro é para ser sobre o filme, acho que rola isso mesmo de não ter nada novo (embora pudesse, não ia custar nada). E é raro um filme ser melhor que um livro, mas acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, tenho ele aqui em casa mas ainda não li! Adorei a dica :3

      Excluir
  3. Os Clássicos são imortais embora, hoje, nem todos sobrevivam. De todos a Bela e a Fera ainda é um dos que se salvam. Impressionante como tem histórias que sobrevivem ao passar dos anos e emocionam novas gerações sempre com as mesmas questões.

    ResponderExcluir
  4. Ahhh eu amo a Bela e a Fera. Mas apesar de curtido essa nova adaptação, confesso que sou mais a da Zahar, já leu? Achei essa capa linda, mas não sei se daria uma chance =/

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não assisti ao filme, mas estou louca para ver. Também não li essa edição ainda, mas pretendo ler só depois de ver o filme, espero que possa me agradar, mas já vou ler sem grandes expectativas para não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Acredito que eu gostaria muito da leitura. O que tínhamos acesso até então desse conto é a história rápida do conto de fadas, então, acredito que esse livro deve ser mais explicado do que o curto conto. Não consigo imaginar também sendo muito grande e cheio de explicações, levando em conta que o conto já é tão conhecido no mundo todo. Uma pena que não curtiu tanto, mas eu estou doida pra ter o livro tanto quanto o filme hahaha
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jéssica!
    Quando se fala em livro baseado em filme, eu geralmente torço o nariz, primeiro porque sei que não vai ser 100% baseado no filme (olha a ironia rs), segundo porque geralmente são os roteiros dos filmes e não curto muito esse tipo de abordagem para leitura. Já sobre A Bela e a Fera, eu fujo de qualquer livro que seja nos mesmos padrões do filme, mesmo que seja um filme/livro infantil. Acho que entendo sua frustração em relação a algumas questões mais contemporâneas, como feminismo e a homossexualidade do Lefou. Talvez quem escreveu não pensou que as crianças de hoje em dia deviam crescer já cientes sobre esses assuntos e sua importância.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Eu vi o filme e simplesmente amei, mesmo se tratando de um musical. Confesso que não curto muito livros com o poster do filme, mas esse é um que eu abriria uma exceção, adoraria ler, mesmo você achando o filme melhor rsrzs.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Amo A bela e a fera, mas esta versão ainda não assisti, acredita? Espero poder ver logo, mas a falta de tempo é um fator determinante. Adorei seu texto, amo contos de fadas e todas as versões de A bela e a fera!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii tudo bom?

    Confesso que desde pequena A Bela e a Fera nunca foi um dos meus classicos favoritos. Lia muito quando pequena, mas essa história em particular nunca me atraiu. Quando saiu a adaptação com a Emma Watson não senti curiosidade em ver, apesar de gostar dela como atriz. Quem sabe mais adiante eu até assista por curiosidade mesmo. Quanto ao livro, não sei se leria, acho que seria uma edição linda pra presentear minha filhinha daqui alguns anos quem sabe.


    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu sou apaixonada pela A Bela e A Fera. E as vezes consigo encaixar a releitura de alguns livros que foram lançados recentemente. O filme já perdi a conta de quantas vezes já assisti, simplesmente amo todos os personagens e até do Gaston eu gosto...hahaha.
    Confesso que a adaptação não curti muito, pois amo os desenhos. Mas sem duvidas é uma obra que recomendo.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Apesar de amar histórias assim, justamente por achar que não vai atender minhas expectativas acabo fugindo. E menos de 200 páginas, é quase um resumo né? Que pena que não foi tudo que você esperava. ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Li também e concordo com você, o filme é bem superior ao livro. Quem não viu e vai ler vai mesmo perder detalhes importantes, fora que senti muita falta mesmo de ter algum diferencial, um extra de algum tipo, curiosidades sobre o longa, fotos, qualquer coisa pra ter sentido o livro existir. Quanto ao filme, também sou apaixonada por ele! *-*

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Não daria uma chance ao livro no momento, não curto a ideia da obra, adorei sua resenha, mas não leria.

    ResponderExcluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.