Harry Potter e o Cálice de Fogo

Resultado de imagem para harry potter and the goblet of fire bookTítulo: Harry Potter and the Goblet of Fire
Autor: JK Rowling
Editora: Scholastic
Número de páginas: 734
Data de publicação: 2003
Skoob: Adicione!

 Oi gente! Turubom? Depois de um mês de "férias", resolvi voltar de vez! Voltei com a resenha de um dos desafios literários: Ler um livro da sua infância. Como já defini que lerei toda a saga Harry Potter novamente, aproveitei a oportunidade e reli "O cálice de fogo", quarto livro da série. Resenhas dos livros anteriores: 01 / 02 / 03. Podem haver spoilers dos outros volumes :) 
  Harry está de volta ao mundo mágico! Antes de voltar as aulas em Hogwarts, a turma toda (incluindo a extensa família Weasley), embarca em uma viagem para assistir a Copa de Quadribol (Futebol bruxo). Porém, no meio do evento, a marca negra aparece no céu. Aquela que só pode ser invocada pelos seguidores de uma pessoa: Voldemort. O que isso significa? Será que tem a ver com o fato da cicatriz de Harry doer constantemente? Ou, pior ainda, que ele tenha voltado de alguma forma?
  É claro que JK Rowling traria ainda mais emoção para a narrativa, com um campeonato entre escolas, em meio a essa situação! Hogwarts, Durmstrang (Escola de magia da Noruega) e Beauxbatons (Escola de magia na França), competem pela taça tribuxo (e vaaaários mil galeões) se enfrentando em diversas tarefas, tendo que usar o conhecimento obtido no ensino das escolas.
  Só podem participar maiores de idade, e é claro que Harry nem ao menos tentaria, já que nos últimos três livros passou por aventuras suficientes para uma vida inteira. Mas, é claro que isso não quer dizer nada, e que ele vai sim representar sua escola, e enfrentar tarefas muito mais difíceis que ele poderia imaginar. Somos apresentados a novas pessoas, um novo professor de arte das trevas, e a muitas criaturas! Inclusive, uma nova Elfa doméstica!

Se quiser saber como um homem é, olhe bem como ele trata seus inferiores, não seus iguais.

Resultado de imagem para dobby gif

  Como é diferente reler agora, depois de adulta! A primeira coisa que percebi e que vale pra saga inteira, é que nos filmes é tudo muito separadinho, os personagens só são citados quando aparecem, como os Lovegood e os Diggory. Nos livros, apesar de só ter destaque no quarto volume, são citados muito antes!

  Dumbledore também é muito mais legal! Tipo, infinitamente mais legal nos livros! Todos os personagens mais velhos, nos filmes, parecem ter somente interesse pelo que acontece ao redor de Harry, o que faz parecer que ele é o único aluno que importa na escola toda. Na leitura, Dumbledore se revela muito mais "amigo" de todo o restante dos personagens, fazendo piadas com os gêmeos Weasley, etc. E falando em piadas, tem duplo sentido!! Eu fiquei cho-ca-da quando li a frase "Can I have a look at uranus too, Lavender" sendo dita pelo Rony, pra ele logo levar uma advertência depois. Vou deixar aqui pra ver se vocês pegam a zoeira que Joanne Rowling colocou (em um livro infantil, gente!)

Resultado de imagem para rony gif

Como sempre, conforme as crianças vão crescendo, coisas mais sombrias e sérias tomam conta do enredo, tornando esse (até então) um dos livros menos "alegres" da saga. Com certeza é o que tem mais ação, e muita reviravolta!
  Pretendo ler todos os sete livros ainda esse ano, então, volto (de verdade, prometo) com a resenha do quinto livro já já pra vocês!

22 comentários:

  1. Oi.

    Eu tenho vontade de reler todos os livros agora, depois de anos que li. Esse é um ótimo livro, não é um dos meus preferidos, mas eu gosto muito dele pela competição, pelo tom mais sombrio que a saga passou a ter depois do terceiro livro. Concordo que os personagens nos livros são bem mais interessantes, e que nos filmes parece mesmo que o único que estuda na escola é o Harry.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, ele se torna o centro de tudo e isso deixa o menino irritante, kkkk.

      Excluir
  2. Oi Jess!

    Tudo bem? Ahhhhhhhhhhh. Meeeeeeeeeeeeu. Deeeeeeeeeeeeeeeus! Eu amo quando leio resenhas de HP! Sério mesmo. Assim, eu gosto demais de O Cálice de Fogo, mas meu favorito é O Prisioneiro de Azkaban de longe e disparado!

    Eu quero muito ter essa experiência de reler por agora (acho que nas férias vai rolar!) porque já reli outras vezes e em cada uma delas percebi coisas que não tinha visto antes, um aspecto da narrativa que tinha me passado completa e totalmente despercebido.

    Continue mesmo relendo (e resenhando!) os volumes da série! Realmente um Dumb do livro é muito mais maravilhoso que o do filme (especialmente do terceiro pra frente quando trocam o ator!).

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess! Hahahaha
      Ahhh, que delícia de comentário!! Meu favorito também é o Prisioneiro de Azkaban, mas tenho um carinho especial pelo Pedra Filosofal ♥
      Pode deixar, tentarei resenhar todos até o final do ano!

      Excluir
  3. Olá!

    Eu sou extremamente apaixonada por Harry Potter, essa saga é maravilhosa e sempre bate aquela vontade de reler os livros, mas deixarei mais para frente.
    Os filmes eu não cheguei a assistir todos, mas pretendo fazer isso futuramente.

    ResponderExcluir
  4. Sempre que leio HP, me desligo completamente do meu mundo e entro nesse universo maravilhoso que desejaria que existisse de verdade. Tudo é perfeito, a narrativa, os personagens, o enredo, o tempo e espaço. Por mim essa saga seria vitalícia, sempre com novos lançamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, precisa dar um chacoalhão pra gente voltar a si! Hahaha
      E estamos tendo né, com os Animais Fantásticos! Vamos ver até quando tia Jo resolve continuar essa história linda!

      Excluir
  5. Ah gente, é cada vontade ler pela enésima vez essa saga maravilhosa! Nesse livro eles têm a percepção de que a infância está no fim, para Harry principalmente, que vê Lord Voldemort retornar. Creio que seja um dos livros menos atrativos pra mim, ainda que eu goste de todos eles. E é claro que os livros são melhores, mais ricos e gigantes em comparação aos filmes.. Mas amo todos, potterhead, sim senhor!


    Bjoxx ~ http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, é o mais pesado deles com certeza. Meu menos favorito é o segundo, rs. Aeeê, amo Potterheads ♥

      Excluir
  6. Eu me sinto um pouquinho culpada por ainda não ter lido HP até hoje, acredita? Nem mesmo os filmes eu vi! Sinto que essa série pode ser um divisor de águas na vida de qualquer leitor, saber que você pretender ler a série toda me deixou animada, quem sabe eu não resolva encarar ao menos o primeiro livro, né? Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, veja mesmo! São incríveis! Já li muito quando criança, e resolvi reler todos agora! Melhor decisão que já tomei! Hahaha

      Excluir
  7. Olá!
    Com tanta gente que gosta desse bruxinho me sinto meio ET por não sentir nenhuma vontade de ler os livros dessa série aclamada.
    Claro que já assisti os filmes e gostei bastante, acho fantástico os aprendizados, as casas, as competições e a amizade do Harry com Hermione e os outros personagens.
    Certamente é o tipo de leitura que irá atravessar muitas gerações.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu preciso fazer a releitura dessa série, com certeza vou ver outros detalhes que na primeira vez que eu li, acabou se perdendo. Sem contar também com a espera que tinha em um livro e outro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Olá ♥
    Harry é um dos meus clássicos da infância e depois de um tempo que li eu resolvi ler novamente e percebi o quanto parece que nosso ponto de vista vai mudando a medida em que os anos vão passando. Com o tempo sem querer acabamos virando leitores críticos e reparando detalhes que antes eram " meros detalhes". Eu amo esse livro é meu xodozinho. Esse é um dos meus favoritos. Boa sorte, espero que leia todos e corra para contar para gente ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Por isso gosto de guardar os livros que já li para poder reler novamente. Eu também espero conseguir ler todos até o final do ano! Haha

      Excluir
  10. Eu li os livros já adulta e ainda assim, fui mergulhada em um universo perfeito, original e que me d=faz sentir saudade. esse é o meu segundo livro favorito da saga, adoro toda a aventura que ele contem.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso! Quero ver se consigo terminar de ler até o final do ano ♥

      Excluir
  11. Olá, tudo bom?

    Confesso que ainda não li todos os livros do Harry Potter. Li os três primeiros, mas ainda não me aventurei nesse quarto volume - então ainda não vi esse mundo mais sombrio citado. Confesso que o terceiro é o meu favorito e ainda estou enrolando para começar a leitura do próximo por medo de não gostar. Não importa a idade do qual nos aventuramos nessa história, a autora possui uma narrativa que nos envolve. Espero ver as resenhas dos próximos volumes por aqui logo, hein? Quem sabe me incentiva a continuar a ler essa saga <3
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, leia sim!!
      É incrível, porque vai tudo acontecendo tão certinho, com a intensidade certa para a idade tanto dos leitores quanto dos personagens. Espero poder te incentivar simm a ler todos ♥

      Excluir

© Viver em dois mundos - 2016 | Todos os direitos reservados| Tecnologia do Blogger.